quinta-feira, 4 de julho de 2024

O último Vargas Llosa

 


Escrito por Maria do Rosário Pedreira

Raramente sabemos qual será o último romance de um autor, até porque nos dias que correm as pessoas têm vidas mais longas e grande parte delas ainda com boas cabeças, pelo que por vezes a morte surpreende-as a meio de um projecto. 

Contudo, tal como alguns artistas se despedem do palco numa cerimónia planeada, também há escritores que avisam que, depois de certo romance, não escreverão mais nenhum. 

Foi o caso de Mario Vargas Llosa, o peruano vencedor do Nobel da Literatura, que se deixou de ficções e declarou que Dedico-lhe o meu silêncio (cuja tradução portuguesa sai para as livrarias amanhã) é mesmo o seu último romance, já que agora quer escrever um ensaio sobre Jean-Paul Sartre, o filósofo que foi um mestre para ele durante a juventude. 

Resta-nos, pois, ler esta derradeira ficção dedicada à música crioula, contada alternadamente por duas vozes e com uma personagem surripiada das Travessuras de uma menina má. Até porque não vai haver mais...

Também não haverá mais blogue até dia 15 de julho, pois amanhã vou de férias, esperando que o clima não me traia e possa ler muitos livrinhos à beira-mar. Até lá, façam o mesmo: leiam.

 

[Fonte: horasextraordinarias.blogs.sapo.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário