segunda-feira, 9 de julho de 2018

Catharina Sour, um estilo criado por cervejarias de SC

Marcas catarinenses criam estilo próprio para reforçar identidade cervejeira do estado

Santa Catarina é uma referência para o mercado cervejeiro do Brasil. Cerca de 10% dos municípios do estado contam com empresas ligadas ao segmento. São 43 microcervejarias em funcionamento (consultar o Portal das Cervejarias) e mais 17 entre ciganas (produzidas de maneira terceirizada), brewpubs (bares que produzem a própria bebida) e indústrias em implantação. Organizadas na Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), acabam de definir um estilo de cerveja artesanal em homenagem à tradição e à inovação que as marcas locais imprimiram no mercado nacional.
Batizado de Catharina Sour, o estilo foi definido em conjunto pelos cervejeiros locais e as premissas técnicas foram debatidas em um workshop, no último sábado. De acordo com Carlo Lapolli, presidente da entidade (autora de outras iniciativas colaborativas), o próximo passo é estimular que outras cervejarias façam esse estilo para que ele se consolide:
"Já temos algumas marcas que estão produzindo uma cerveja ácida inspirada na Berliner Weisse, como a Lohn Bier, Cerveja Blumenau, Itajahy e Liffey. Já confirmaram que farão também Kairós, Armada e Königs. Agora queremos estimular novos rótulos. Nossa intenção é fazermos um festival desse estilo em novembro, mês de Santa Catarina."
Características sensoriais
Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja de trigo clara, refrescante, com uma acidez láctica limpa, adição de frutas e um nível alto de carbonatação.
"O sabor e aroma de frutas apoiam a acidez e não devem parecer artificial. O caráter de funky de brettanomyces é restringido. Pode conter especiarias para complementar o sabor da fruta", explica Lapolli.


[Fonte: www.revistabeerart.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário