O Instituto Cervantes, em parceria com o Festival de Málaga e Cinemateca de Curitiba, realiza a Mostra Zonazine Documentário. Na programação, documentários de destaque do Zonazine, que é uma das sessões que compõem o Festival de Málaga, um dos mais importantes festivais de cinema da Espanha.
Mais uma vez este ano, o Instituto Cervantes traz uma programação que faz parte do que mais peculiar e único acontece na agenda de cinema da cidade.
Atenção: os filmes serão exibidos no áudio original em espanhol e com legendas.

Confira o texto de apresentação da Mostra:
O programa Zonazine leva seu nome de uma sessão do Festival de Málaga. Cinema espanhol, dedicado a apresentar as obras mais singulares e direcionadas a novos públicos. O programa oferece um panorama sobre a produção de documentários contemporâneos, procedente da programação do próprio festival. O documentário é um gênero e um formato que se foi desenvolvendo ao longo da última década, com resultados excelentes em todas as suas vertentes. Programa coorganizado com o Festival de Málaga-Cinema Espanhol.
07 de Setembro de 2016, quarta-feira, as 19h00. El Gran Vuelo, de Carolina Astudillo Muñoz (Espanha / Chile, 2014, documentário, 62 min). Nos primeiros anos da ditadura franquista, Clara Pueyo Jornet, militante do Partido Comunista, escapa da prisão de Les Corts de Barcelona pela porta principal. Nesse momento a pista dela se perde para sempre. Havia vivido em constante fuga e pretendia fugir também da rigidez do próprio partido. Sua história é também a de outras mulheres da época e da luta pela liberdade numa sociedade que tentou reprimi-las.
El Juego del Escondite, de David Muñoz (Espanha / Líbano / Síria, 2015, documentário, 24 min). Uma equipe de filmagem viaja ao Líbano para fazer um filme sobre o jogo de esconde-esconde num campo de refugiados sírio.
08 de Setembro de 2016, quinta-feira, as 19h00. Invasión, de Abner Benaim (Panamá / Argentina, 2014, documentário, 94 min). Um retrato sobre a memória coletiva de um país e de seu povo. Um relato antológico que parte do presente, olhando para 1989, momento no qual os Estados Unidos invadiram massivamente o Panamá com a aparente missão de retirar o general Noriega do poder. Cada personagem aporta sua visão pessoal através de suas características e o papel que foi jogado durante a invasão, gerando assim uma diversidade carregada de enfoques, vivências, choques ideológicos e contradições, tal como a própria memória.
09 de Setembro de 2016, sexta-feira, as 19h00. La Sonrisa Verdadera, de Juan Rayos (Espanha / Marrocos, 2015, documentário, 82 min). Um relato de viagem através da visão vazia de um autista cego que percorre 1.300 quilômetros nas costas do irmão. O documentário nos aproxima do mundo impenetrável de Sergio, tão parecido com o deserto para onde estão indo.
10 de Setembro de 2016, sábado, as 19h00. Next, de Elia Urquiza (EUA, Espanha, 2015, documentário, 72 min). O filme adentra o mundo de meninas e adolescentes, de 6 a 16 anos, que se mudam para Los Angeles para perseguir um sonho universal: conseguir ser uma atriz famosa. Todos os dias chegam ao aeroporto de Los Angeles, felizes e contentes, ensaiando audiências na fila do supermercado. Os pais e mães destas meninas às vezes as empurram, às vezes as seguem neste caminho improvável. Levam-nas a audiências, para ver agentes, filmagens e aulas de atuação. Alugam quartos em motéis e logo se mudam para apartamentos temporários nos quais tudo é temporário, numa cidade temporária cheia de gente temporária. Estão buscando sua parte no bolo, esse sonho americano doce e gordurento que todos os dias nos prometem na televisão.
Mostra Zonazine Documentário
07 a 10 de Setembro de 2016, quarta-feira a sábado, as 19h00
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR
Contato: (41) 3321-3310 (Cinemateca)
(41) 3362-7320, informacuri@cervantes.es (Instituto Cervantes)
Conheça os canais de comunicação do Instituto Cervantes:
*Com informações do Instituto Cervantes de Curitiba e FCC
[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário