segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Imersão na cultura brasileira e na língua portuguesa

Estudantes da universidade de Harvard participam de atividades até o final de janeiro

Chimarrão já está presente entre os estrangeiros. 

Até o final do mês de janeiro, 17 estudantes da universidade de Harvard participam de uma experiência de imersão linguística, social e cultural na PUCRS. Pela manhã, os jovens têm aulas sobre a língua portuguesa e a cultura do país na Faculdade de Letras, sob a orientação das professoras Cristina Lopes Perna e Karina Veronica Molsing. Eles aprendem aspectos gramaticais da língua, da cultura e da sociedade brasileira, como os costumes gaúchos, identidade, carnaval, negritude e consumo consciente.
David Coletti, 19 anos, estudante de Psicologia de Harvard, ficou fascinado na palestra do coordenador do Departamento de História da Universidade, Luciano Abreu. “As pessoas daqui são contentes e receptivas. A cultura é impressionante e acho importante aprender um pouco da tradição do RS”, enfatiza. Coletti também aprovou a infraestrutura do Campus e não quer ir embora antes de conhecer a Biblioteca Central.
À tarde, o grupo atua de forma voluntária em organizações locais, como o Projeto Marista Show de Bola, o WimBelemDon, o Setor de Ações Sócio-Ambientais (Setasa) e a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol). Karla Mendonça, 18 anos, também estudante de Psicologia de Harvard, está na Capital desde quarta-feira, dia 8, e permanecerá por mais duas semanas. “Até agora adorei tudo na Universidade, inclusive a estrutura. Os professores e coordenadores do programa são maravilhosos, fui muito bem recebida e já me sinto em casa”, disse.
Cristina Perna, uma das coordenadoras, explica que o projeto está incluído nas iniciativas de mobilidade acadêmica e internacionalização da PUCRS e tem como ponto forte a troca de experiências. “São oportunidades ricas de aprendizado, graças à participação efetiva de vários orientandos de mestrado e doutorado do Programa de Pós em Linguística e bolsistas de iniciação científica que vêm trabalhando com a aquisição de português como língua adicional, e colaborando com projetos de pesquisa da Faculdade”, salienta. Além da Faculdade de Letras, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) está envolvida na organização. A atividade está na segunda edição.
[Foto: Bruno Todeschini/Ascom - fonte: www.pucrs.br]

Sem comentários:

Enviar um comentário