quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Plataforma gratuita reúne documentários independentes em 6 línguas

A 99 media reúne diversos documentários independentes, traduzidos em seis línguas.


Escrito por  MÁRIO RUI ANDRÉ 
As histórias que os media tradicionais não contam – “porque não se encaixam no vórtice da actualidade ou porque não giram em torno de questões de influência” – têm espaço no 99, uma plataforma que promete dar visibilidade aos “invisíveis”.
Criado entre a Europa e o Canadá, por uma equipa jovem de realizadores, jornalistas e tradutores – incluindo o português Nuno Prudêncio  – o 99 disponibiliza documentários em seis línguas, incluindo o português.
“Queremos refletir imagens do mundo à parte, contar histórias autênticas dos que habitualmente não fazem ouvir a sua voz”, explicam no site. “Vamos divulgar documentários singulares, desconcertantes, inesperados, que incentivem ao debate. É a vocação humana que procuramos, na diversidade e complexidade que moldam o mundo de hoje”.



Dizem os autores do projecto que, apesar do “sucesso crescente dos festivais dedicados aos documentários no mundo inteiro”, o espaço mediático consagrado à narrativa documental e à grande reportagem é estreito. Defendem ainda uma plataforma onde realizadores possam disponibilizar os seus trabalhos, evitando que os mesmos fiquem fechados na gaveta ou limitados aos festivais.
Mais que uma plataforma de produção própria, 99 funciona numa lógica de agregação. Todos os seus conteúdos são gratuitos e traduzidos por profissionais nas várias línguas. É um site que se afirma como independente na voz e da publicidade.



A biblioteca ainda está em crescimento e todos podem fazer parte dela – a 99 aceita propostas de documentários independentes que preencham os critérios editoriais do site e encarrega-se da tradução dos mesmos caso pretenda adicioná-los à sua montra.
Um projecto que merece a nossa visita: 99.media/pt. E constar nos favoritos por uns tempos.

[Fonte: www.shifter.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário