Glenn Beck e Fox News estão entre os indignados pela canção patriótica cantada em sete línguas.
Por ETHAN SACKS [NEW YORK DAILY NEWS] [e Selma Moura]
Texto original em inglês disponível em http://www.nydailynews.com/entertainment/tv-movies/coca-cola-super-bowl-ad-angers-conservatives-article-1.1600849#ixzz2sKWKQNum
Observação: a tradução está em preto, meus comentários em verde.
O comercial da Coca Cola no Super Bowl apresentando uma reedição multilíngue de ”America the Beautiful” foi renovador para muitos, mas deixou um gosto amargo na boca de críticos conservadores.
A propaganda de um minuto chamada “It’s beautiful” — na qual a canção é cantada em sete línguas diferentes — tinha a intenção de mostrar a ‘incrível diversidade’ do país, nas palavras da companhia de refrigerante.
Mas o locutor de rádio Glenn Beck disse aos ouvintes na segunda-feira que a propaganda está vendendo uma America dividida.
“Então alguém tuitou ontem à note e disse, ‘Glen, o que você achou do anúncio da Coca Cola?”. As respostas foram:
“Não consegui entender que música eles estavam cantando. Eu só falo inglês.”
Então a Coca Cola acha que a América é bela porque os imigrantes não aprendem a falar inglês?
“A Coca Cola é a bebida oficial dos ilegais cruzando a fronteira”
As evidências comprovam que ignorância e preconceito são pragas globais, e que à medida em que o mundo se torna mais globalizado, algumas pessoas se apegam a seus dogmas como estratégia de resistência.
“E eu disse, (o mesmo Todd) “Por que vocês precisam nos dividir politicamente? Porque é isso que esse anúncio faz. Está na sua cara, e se você não gosta, se você se sente ofendido pro eles, você é (visto como) racista. Se você gosta, você é a favor da imigração. É isso que (o anúncio) é: um divisor de pessoas”, disse, comprovando sua interpretação superficial e polarizada do mundo.
O anúncio da Coca Cola’s sobre a inclusão cultural foi duro de engolir para Beck.
“Cada líder da união européia que tentou multiculturalismo está agora avisando a América (do Norte) e o resto do mundo que o multiculturalismo não funciona, você tem que se assimilar”, ele acrescentou.
Um ex-político chamado Allen West, que também é colaborador da Fox News, avisou que o anúncio de uma companhia “tão americana quanto possível” é um sinal de que “nós estamos no caminho da perdição”. O boato que corre no Brasil é que nosso Infeliciano lhe oferecerá o comando de uma filial de sua igreja nos Estados Unidos.
Críticos de sofá se dirigiram às páginas da Coca Cola no Facebook e no Twitter para denunciar o anúncio e jurar boicotes.
“Legal ver que a coca gosta de cantar uma canção AMERICANA na língua dos terroristas. É isso aí, coca. Você pode deixar a America”, tuitou um leitor descontente. Uma parte dos brasileiros, que acha que tudo que é de fora do país é melhor, está desapontada ao constatar que tem gente capaz de dizer besteiras na Internet nos EUA também.
Muitos outros comentaristas, porém, aplaudiram a Coca Cola por abraçar o ideal de um Estados Unidos como um caldeirão cultural.
Leia a notícia original, em inglês, em http://www.nydailynews.com/entertainment/tv-movies/coca-cola-super-bowl-ad-angers-conservatives-article-1.1600849#ixzz2sKW9DNNW
[Fonte: www.educacaobilingue.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário