terça-feira, 11 de julho de 2017

12 a 16 Jul. 2017: Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo – Caixa Cultural

A produtora Luzes da Cidade, com o apoio da CAIXA Cultural Curitiba, realiza a Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo.
A Mostra traz a público uma seleção de filmes inéditos no circuito comercial brasileiro. A programação reúne 16 produções de diferentes gêneros, além de debates acerca dos cinema mexicano, dos filmes da programação e dos temas que os envolvem.
Na abertura, quarta-feira (12), quando será exibido Te Prometo Anarquia as 18h30, o diretor Julio Hernández Cordón estará presente e poderá conversar com o público. O cineasta também compõe a mesa de debate “Cinema Mexicano Contemporâneo e aproximações com a América Latina”, marcado para sexta-feira (14/07), as 19h30, com mediação do curador Mateus Nagime. A mesa ainda terá a presença de Rafael Urban (cineasta e pesquisador) e Solange Stecz (pesquisadora).
Entre títulos já reconhecidos pela crítica internacional e produções até então restritas ao território mexicano, a mostra apresenta ao público um recorte atual e representativo da produção cinematográfica do país. Além da reflexão sobre o que é peculiar ao México, os filmes trazem questões contemporâneas universais, como família, gênero, ambientalismo, drogas, violência, entre outros temas emergentes.
A programação exibe 13 longas e três curtas, dentre os quais se destacam as obras do premiado diretor Julián Hernándes, representado pelo curta Nuvens Flutuantes e pelo longa Eu Sou A Felicidade Deste Mundo, ambos pautados pelos temas da juventude e da sexualidade. A cineasta Dalia Reyes também chama a atenção com “Banho de Vida”, que mostra mulheres garis compartilhando ideias, dores e confissões em um banheiro público.
Outro filme de referência é Navalhada, documentário-ficção de Ricardo Silva, premiado em Locarno, que retrata pessoas cuja vida se realiza na hostil paisagem de Tijuana, cidade de fronteira no norte do México. Seguindo a linha documental, H20mx lança luz sobre a crise hídrica na Cidade do México. O filme-denúncia é uma coprodução de José Cohen e Lorenzo Hagerman.
Apesar do aspecto contemporâneo da mostra suscitar a presença de jovens diretores, o público também poderá assistir ao elogiado As Razões do Coração, de Arturo Ripstein, célebre cineasta da antiga geração do cinema mexicano. “Seus filmes são bastante cerebrais, mas também cativam por falarem de amor e relações”, resume o curador Mateus Nagime.
O gênero animação ganha espaço com O Modelo de Pickman, de Páblo Ángeles Zuman, e a comédia com o divertido Manhã Psicotrópica, de Alejandro Aldrete, entre outras obras que asseguram a vitalidade do cinema mexicano.
Acesse a PROGRAMAÇÃO COMPLETA clicando aqui1 e clicando aqui2
O CATÁLOGO da Mostra está disponível clicando aqui
Mostra Cinema Mexicano Contemporâneo
12 a 16 de julho de 2017, quarta-feira a domingo
R$ 4,00 e 2,00 (meia-entrada). Em cada dia, estarão à venda ingressos para os filmes programados para o mesmo dia. Funcionamento da bilheteria: de terça-feira a sábado das 12h00 às 20h00 e domingo das 15h00 às 19h00
Rua Conselheiro Laurindo, 280, bairro Centro, Curitiba/PR
Contatos: (41) 2118-5111, caixacultural.pr@caixa.gov.br
Conheça o website oficial da Mostra:
*A partir de informações do Caixa Cultural
[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário