A produtora audiovisual Gesto de Cinema e a produtora cultural Processo Multiartes realizam o Festival Colors: Cinema + Diversidade.
Cada vez mais, a arte audiovisual, em especial o cinema, é instrumento de sensibilização, de luta e resistência da comunidade de pessoas que não se encaixam no marco heteronormativo considerado como “padrão” e “normal” na sociedade. A divulgação da temática da diversidade afetiva, sexual e de gênero não é apenas uma “bandeira cultural”, mas constitui uma verdadeira luta por dignidade, e infelizmente, também de sobrevivência: o direito de viver, de não ser morto, seja física ou espiritualmente. O problema é permanente, mas vem sendo agravado numa conjuntura do país na qual percebemos a história dando passo atrás, como o notório processo de retorno à legalidade da chamada “cura gay” na área da Psicologia. A intolerância e o ódio pelo diferente têm-se intensificado. Indivíduos e grupos sociais cada vez mais querendo ditar o que pode e o que não pode e como as pessoas devem ser. Nesse contexto, o Festival Colors: Cinema + Diversidade vem num momento crucial de necessidade de intensificação dos projetos de sensibilização, de luta e resistência.

Confira a apresentação-manifesto oficial do Festival:
Colors é Cinema + Diversidade. Ou, talvez, melhor ainda seria dizer: cinemas diversos + diversidades nos cinemas. Colors é um festival político, com filmes políticos, corpos políticos, vivências políticas. Colors são as diferenças e as singularidades em encontro: somando + gêneros + sexualidades. Queremos pluralidade! Porque Colors são resistências em intersecção. Queremos um festival de cinema que seja vivo! Que se constitua nas e das experiências que pulsam em nossos corpos, em nossos afetos, em nossos desejos, na nossa insubmissão. Que grite serem, apesar de “nossos”, esses corpos, esses afetos e esses desejos também diferentes entre si, múltiplos. Porque não nos unificamos, mas, assim mesmo, colocamo-nos junt+s. Colors é um festival de cinema mas é, também, um manifesto em construção. E esse movimento tem sua primeira edição do dia 31 de outubro a 4 de novembro de 2017 em Curitiba, Paraná, Brasil. Let’s Colors!
Com relação aos filmes que compõem a programação, são 40 títulos ao todo, entre curtas e longas-metragens, de 15 nacionalidades diferentes. Além da diversidade de países, entre os filmes brasileiros todas as regiões do país foram contempladas. Ou seja, a programação de filmes do Festival também atende a diversidade étnico-cultural.
Além dos filmes, há uma programação paralela. Inclui três mesas de debate que acontecem na Casa da Leitura Wilson Bueno, localizada no Portão Cultural, com os temas Interseccionalidade e Representatividade, Mercado Audiovisual e as Diversidades Sexuais e de Gêneros e Cultura, Diversidade e Macropolítica. O Festival também promove cinco festas ao longo da semana, realizadas em parceria com diferentes estabelecimentos, com o gran finale sendo a Festa das Excluídas: Encerramento Colors + Pré-Parada da Diversidade, no sábado (04 de novembro).
Festival Colors: Cinema + Diversidade
31 de outubro a 04 de novembro de 2017, terça-feira a sábado
Entrada gratuita para todas as exibições de filmes. Ingressos distribuídos a partir de 30 minutos antes de cada sessão. Verifique a classificação etária de cada filme
Locais: as atividades do Festival vão acontecer em diversos espaços. Vamos dispor aqui apenas os espaços das exibições de filmes: Cine Guarani e Cinemateca de Curitiba
Avenida República Argentina, 3430 (Portão Cultural, andar subsolo) – bairro Água Verde, Curitiba/PR
Contatos: (41) 3345-4051
portaocultural@fcc.curitiba.pr.gov.br
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR
Contato: (41) 3321-3310 (Cinemateca)
Contatos do Festival: contato@letscolors.com (Colors)
caio@gestodecinema.com, (41) 98422-4869 (Gesto de Cinema)
contato@processo.art.br, (41) 9884-9902 (Processo Multiartes)
Visite os canais oficiais do Colors: Cinema + Diversidade:
*A partir de informações do Colors1, Colors2 e releases enviados diretamente pela Assessoria de Imprensa do Festival
[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário