quinta-feira, 2 de março de 2017

Manuela Marques e Versailles. A face escondida do sol

A artista Manuela Marques apresenta pela primeira vez ao público, na Galeria do Piso inferior do Museu Calouste Gulbenkian, um conjunto de fotografias, trabalho resultante de vários meses de deambulações pelo Palácio de Versalhes.
  •  
  •  
  •  
Percorrendo os espaços mais recônditos, a artista capturou atmosferas e registou pormenores de objetos sumptuosos ou grafitis inesperados, e ainda sons que remetem para a vivência contemporânea dos espaços, lugar de trabalho para uns, e de deleite para os milhões de visitantes que percorrem as suas salas, corredores, jardins.
Este projeto, que tem Versalhes como epicentro, suscitou a criação de um itinerário que se alargou pelas galerias de arte francesa do século XVIII da coleção Calouste Gulbenkian, destacando, entre outros temas, o mecenato régio, as indústrias do luxo e o dinamismo da atividade cultural, que encontrou na produção editorial um dos seus momentos mais significativos. 
Para todos eles a  coleção apresenta importantes exemplares em exposição permanente ou provenientes das reservas, permitindo que sejam mostrados pela primeira vez. 
Merecem particular destaque obras de ourivesaria, mobiliário, pintura, têxteis, porcelanas e arte do livro, muitas das quais encomendas régias e da nobreza francesa entre os reinados de Luís XIV e Luís XVI.

Curadoria: João Carvalho Dias e Nuno Vassallo e Silva

Eventos relacionados


Visitas

À conversa com os curadores e com a artista
João Carvalho Dias, Nuno Vassallo e Silva e Manuela Marques

Esta visita orientada abrange também a exposição Tamás Kaszás. Alegria e Sobrevivência com a presença da curadora Rita Fabiana e do artista Tamás Kaszás.
Sábado, 4 março, 16:00
Coleção do Fundador 

O exotismo recriado no século XVIII francês
Por Nuno Vassallo e Silva, curador da exposição
Sábado, 8 abril, 16:00

Versailles em papel
Pelo curador João Carvalho Dias e pela artista Manuela Marques
Quinta, 18 maio, 16:00

Visitas orientadas
Sábado, 11 março, 15:00 
Quarta, 19 abril, 15:00

Visitas para grupos mediante marcação prévia
Marcações para visitas guiadas:
217 823 800

Mais informações:


[Fonte: www.gulbenkian.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário