quarta-feira, 8 de março de 2017

09 a 12 Mar. 2017: Mostra Espaço Feminino 2017 – Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes Curitiba realiza mais uma edição da Mostra Espaço Feminino: Mulheres Diretoras no Cinema Espanhol, com a colaboração da Cinemateca de Curitiba.
A Mostra Espaço Feminino é uma das programações culturais permanentes do Instituto Cervantes, com intuito de apresentar a cultura cinematográfica da Espanha através de mostras temáticas, em filmes dirigidos por mulheres. Nesta edição de 2017, são trazidos ao público uma seleção de documentários. Os filmes foram escolhidos de forma a trazer ao público uma diversidade nos tipos de abordagem do formato documentário, este que é um gênero de cinema que tem sido uma das principais referências do cinema espanhol contemporâneo no cinema mundial.
Segundo a divulgação oficial da Mostra (clique aqui), todas as exibições têm legendas em português.
Programação Completa
09 de Março de 2017, quinta-feira, as 19h00. As Constituintes, de Oliva Acosta (Espanha, 2011, 70 minutos). Documentário sobre as vinte e sete mulheres, deputadas e senadoras que, devido o trabalho parlamentar na legislatura constituinte de 1977, foram protagonistas da mudança política na Espanha rumo à democracia. Através da experiência pessoal destas pioneiras, se narra uma parte apaixonante da história da participação política das mulheres na Espanha, ao mesmo tempo em que se analisa a situação atual, visto que o documentário abrange também o encontro entre deputadas e políticas atuais com algumas das mulheres constituintes, num intenso debate.
10 de Março de 2017, sexta-feira, as 19h00. Excluídas do Paraíso, de Esther Pérez de Eulate (Espanha, 2015, 93 minutos). Em pleno Século 21, que mecanismos reproduzem e perpetuam o patriarcado? Através de vozes de relevantes pensadoras feministas, o documentário tentará responder a esta pergunta.
11 de Março de 2017, sábado, as 19h00. A Festa dos Outros, de Ana Serret Ituarte (Espanha, 2015, 73 minutos). Nas palavras da diretora, “a verbena é tradição na Espanha, um país acostumado a assistir a outras festas. Interessava-me trabalhar com a ideia do fim de festa; da mudança, de crise. E seguir a trilha que provoca a desintegração de algo, da música, do verão, do trabalho, do dinheiro. Simplesmente estar aí, quando chega o inverno a alguns músicos, que pertencem a uma época que se desfaz lentamente. Partindo desta premissa, jogo com os silêncios e os ruídos. Crio um corpo sonoro como ressonância da intimidade de uns personagens que viveram tempos melhores. Por isso, tapo os ouvidos e vejo a verbena e escuto como se acaba a festa.”
12 de Março de 2017, domingo, as 19h00. O Lugar dos Morangos, de Maite Vitoria Daneris (Espanha, 2013, 90 minutos). Lina é uma idosa camponesa do norte da Itália. Sua costas estão curvas, olhando para a terra. Cada manhã, ao amanhecer, chega ao maior mercado ao ar livre da Europa, Porta Palazzo, no centro de Turim, onde vende sua verdura e morangos. A vida de Lina é, como ela diz… “casa, igreja e trabalho”. Lina não tem filhos, mas cinco cachorros e seu marido Gianni, que quer que ela deixe de trabalhar. Um dia no mercado, entra em cena Hassan, um jovem imigrante marroquino recém-chegado à Itália em busca de trabalho… O lugar dos morangos é a história destes personagens, filmada durante sete anos através do olhar de uma jovem cineasta espanhola, num lugar comum e universal, como é um grande mercado ao ar livre. Mas sobretudo, é um filme poético, que mostra ao público o valor mais essencial e puro do ser humano, através do trabalho da terra.
Mostra Espaço Feminino 2017: Mulheres Diretoras no Cinema Espanhol
09 a 12 de Março de 2017, quinta-feira a sábado as 19h00
Entrada Gratuita
Segundo a divulgação oficial da Mostra, todas as exibições terão legendas em português
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR
Contatos: (41) 3321-3310,
cinematecadecuritiba@fcc.curitiba.pr.gov.br


[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário