sábado, 11 de fevereiro de 2017

Barcelona Planet Film Festival premeia curta-metragem portuguesa

A curta-metragem documentário “Nos mares da memória - estórias de uma faina maior...”, realizada por Rui Bela sobre a pesca do bacalhau, foi a vencedora, nesta categoria, no Barcelona Planet Film Festival, que decorreu no fim de semana.


Escrito por Zita Ferreira Braga 

O filme, realizado por Rui Bela e com guião de Senos da Fonseca, tinha sido seleccionado para os cinco finalistas na categoria de curtas-metragens documentais pelo júri da competição do festival, segundo um comunicado da produção portuguesa.

O Barcelona Planet Film Festival tem como objectivo promover o cinema independente e a valorização de realizadores emergentes.
Estreado em dezembro de 2015 no Museu Marítimo de Ílhavo, em Aveiro, “Nos mares da memória - estórias de uma faina maior” dá a conhecer a dimensão económica, histórica e cultural, desde a época dos descobrimentos até à actualidade, da pesca do bacalhau.
O documentário, de cerca de uma hora, relata experiências deste tipo de pesca não só pelos portugueses, mas também foca a sua dimensão internacional, referenciando a pesca do bacalhau por espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos.
A obra cinematográfica foi criada com base numa investigação que recolheu diversos documentos, escritos e audiovisuais, percorrendo todo o litoral do país, de acordo com a produção.
O filme foi seleccionado no ano passado para o Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, Figueira Film A.

[Fonte: www.hardmusica.pt]

Nenhum comentário:

Postar um comentário