Foto: A. Ducasble
Joaquim Nabuco: bacharel em 1870, embaixador, abolicionista, escritor, deputado
Col. Francisco Rodrigues - FUNDAJ
Uma das mais importantes coleções de fotografias históricas do Brasil está agora acessível a qualquer um com acesso à internet. O portal Domínio Público, do Governo Federal, disponibiliza boa parte da coleção Francisco Rodrigues. Originalmente a coleção está depositada na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife.
No acervo, agora digitalizado e online, estão 4.800 fotografias que registram a aristocracia açucareira de Pernambuco de 1840 a 1920 através de um conjunto riquíssimo de técnicas que vão de suportes antigos, como a a daguerreotipia (fotografias sobre placa de metal), a ferrotipia (imagens sobre metal esmaltado fosco) e ambrotipia (imagens sobre vidro), além, é claro, das fotografias em papel. A maior parte deste acervo se constitui de retratos familiares, crianças, ocasiões comemorativas e também escravos.
A coleção Francisco Rodrigues não conta somente parte da história de Pernambuco e do Brasil, mas, através dos seus conjunto, conta também parte da história da fotografia no nosso país. A coleção foi iniciada em 1927 por Augusto Rodrigues, pai de Francisco Rodrigues, o dentista, que continuou a coleção paterna e terminou tendo seu nome como título do acervo.
A coleção foi objeto de pesquisa de doutorado da antropóloga Geórgia Quintas, que decodificou, através dessas fotografias, a iconografia da época, recuperando a memória visual desta importantíssima coleção.
Tipo de Mídia> imagem.
Categoria > fotografia.
Título > francisco rodrigues
A partir daí, o portal fornece uma lista já catalogada com os nomes das pessoas nas fotos. É só ir clicando e começar uma incrível viagem pelo passado.
[Fonte: afdeautofoco.blogspot.pt]
Sem comentários:
Enviar um comentário