quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Japão oferece bolsa para professores realizarem pesquisas no país


Inscrições são feitas no Escritório Consular do Japão no Recife.
Interessados têm até o dia 10 de março para levar documentação.



Estão abertas as inscrições para a bolsa de estudo oferecida pelo governo do Japão a professores e educadores do ensino fundamental e médio que estão interessados em realizar pesquisa em universidade japonesa nas áreas de educação. O prazo de inscrição se encerra no dia 10 de março. Quem ganhar a bolsa Monbukagakusho ficará no Japão entre outubro de 2014 e março de 2016, recebendo aproximadamente R$ 3 mil por mês (143 mil ienes), além da passagem de ida e volta ao país.

Os interessados em se inscrever devem preencher, em inglês, este formulário, ter o histórico escolar (original ou cópia autenticada) com tradução em inglês, diploma de graduação com tradução em inglês, currículo resumido em inglês, carta de recomendação em inglês escrita pelo diretor do atual local de trabalho e, por fim, documento que comprove a experiência como professor ou educador (declaração, cópia de contracheque ou carteira de trabalho). 

O Escritório Consular do Japão no Recife lembra que os interessados não devem grampear as folhas e que o formulário deve ser preenchido com caneta de tinta preta, com a foto 3x4 já colada. Toda essa documentação deve ser entregue no escritório consular, que fica na Rua Padre Carapuceiro, 733, 14º andar, Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Os requisitos são: ter nacionalidade brasileira (quem tem dupla nacionalidade não pode ser também japonês), ter ao menos cinco anos de experiência como professor do ensino fundamental ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, saber falar inglês, ter magistério, ter nascido após 2 de abril de 1979, estar em boa saúde física e mental e ter disposição para estudar a língua japonesa e frequentar aulas nesse idioma.

A primeira parte da seleção acontece no dia 12 de março, sendo uma prova de inglês. No dia seguinte será feita uma entrevista com os aprovados no exame. 

[Fonte: www.g1.globo.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário