terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cientistas do mundo todo se reúnem no Brasil em prol do desenvolvimento sustentável global

Escrito por Davi Padilha Bonela 

[Todos os sites levam para páginas em inglês, exceto quando outro idioma for mencionado]


Esta semana, o Fórum Mundial de Ciência [1] (WSF, na sigla em inglês) reúne centenas de cientistas do mundo inteiro no Brasil para debaterem o seu papel no século 21, enfatizando a importância do aconselhamento científico nas decisões políticas e econômicas.

O Brasil tem sediado eventos que debatem a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável sob a ótica de grupos sociais distintos, por vezes antagônicos, tais como a RIO+20 [2], a Cúpula dos Povos [3] e o Fórum Social Mundial [4]. Pelo fato de a natureza não reconhecer fronteiras nacionais, os cientistas veem ambas as questões numa perspectiva global. Por isso, eles estão empregando o seu conhecimento para que a ciência integre a construção de sociedades equânimes, que assegurem a qualidade de vida das populações, sem exaurir os recursos naturais necessários para as futuras gerações.

A sexta edição do WSF ocorrerá entre 24 e 27 de novembro, no Rio de Janeiro, Brasil. Pela primeira vez fora da Hungria. Ele é organizado pela Academia Brasileira de Ciências, em parceria com as maiores organizações científicas internacionais, será transmitido via internet [5] em inglês, a língua oficial do evento, e terá uma cobertura nas redes sociais através da hashtag #WSFBRAZIL.


Artigo publicado em Global Voices em Português: http://pt.globalvoicesonline.org
URL do artigo: http://pt.globalvoicesonline.org/2013/11/24/cientistas-do-mundo-todo-se-reunem-no-brasil-em-prol-do-desenvolvimento-sustentavel-global/
URLs nesta postagem:
[1] Fórum Mundial de Ciência: http://www.sciforum.hu/
[2] RIO+20: http://www.uncsd2012.org/
[3] Cúpula dos Povos: http://rio20.net/en/events/peoples-summit-for-social-and-environmental-justice/
[4] Fórum Social Mundial: http://www.fsm2013.org/en



[5] internet: http://www.sciforum.hu/live-video/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário