terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano de tradução de autores pernambucanos


Além de lançamentos literários, diversas obras consagradas no Brasil deverão ganhar versões em outros idiomas

Diogo Guedes
De carona na atenção que a cadeia literária brasileira vai receber do resto do mundo, a produção do Estado vai também ganhar visibilidade lá fora. Além dos lançamentos de literatura – registrados ontem em matéria no JC – será um ano de diversas traduções. Carrero é um dos que encabeça a lista, mas diversos dos autores nascidos ou radicados por aqui vão ter lançamentos internacionais.

Carrero vai, além de lançar um livro novo, Tangolomango – ritual das paixões deste mundo, também ter diversas traduções em 2013. Minha alma é irmã de Deus sai nos Estados Unidos, pelas mãos de Kátia Bandeira de Mello, e Bernarda Soledade, na Romênia, por Simona Aillenii.

José Paulo Cavalcanti Filho, além de edições em inglês e hebreu já fechadas, negocia versões em espanhol, francês e holandês de Fernando Pessoa, uma quase autobiografia.

Sidney Rocha vai ter dois contos publicados. Na Hungria, na revista Magyar Lettre Internacional, em dossiê sobre a literatura brasileira, com tradução de Mónika Bense. Na Alemanha, de olho na Feira de Frankfurt, terá texto na coletânea bilíngue organizada por Luísa Costa-Hoelzl e com tradução de Wanda Jakob, que sai em setembro de 2013. Seu romance Sofia ainda deve ganhar uma nova edição em espanhol, com a tradução feita em 2005 por Marcelo Pérez.

Ronaldo Correia de Brito está com traduções programadas: contos de Retratos imoraisFaca Livro dos homens sairão em coletâneas em alemão, e os direitos de Galileia já haviam sido comprados no começo de 2012. Contos Negreiros, de Marcelino Freire, terá edição na Argentina, com versão feita por Lucía Tennina para a editora Santiago Arcos. Cristhiano Aguiar, por sua vez, vai publicar um trecho do seu romance Exílio em uma antologia de língua inglesa – o acerto já foi feito, mas o nome da revista não pode ainda ser divulgado.

[Fonte: jconline.ne10.uol.com.br]

Sem comentários:

Enviar um comentário