quarta-feira, 20 de junho de 2012

Morreu Emili Teixidor

O escritor catalão Emilir Teixidor, autor de "Pan negro", entre outros livros que maracaram a literatura espanhola, morreu em Barcelona, aos 78 anos, de cancro. 

 
 
 Emili Teixidor, autor de "Pa negre"
 LletrA, literatura catalana en internet /Universitat Oberta de Catalunya

A literatura espanhola e, em especial, a catalã perderam um dos seus mais expressivos nomes: Emilir Teixidor. O escritor, pedagogo e jornalista morreu terça-feira, em BArcelona, vítima de cancro.

Emilir Teixidor escreveu, principalmente, contos infantis e juvenis, mas também novelas para adultos, no total publicou mais de 30 livros. A sua obra encontra-se na língua castelhana, na francesa, italiana e portuguesa, de que é exemplo "O Crime da Hipotenusa", de 2003.

Teixidor também escrevia argumentos para rádio e televisão, artigos jornalísticos e compilações dos artigos de suas intervenções radiofónicas, como "En veu alta: escrits per a la ràdio" (1988). Algumas das suas obras foram adaptadas para o teatro e para o cinema.

Entre os seus livros mais famosos destaca-se "Pan negro" ("Pa negre", em castelhano), de 2003, que foi adaptado para o cinema pelo realizador Agustí Villaronga, tendo sido escolhido por Espanha, em 2011, para concorrer às nomeações para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro da 84ª edição dos prémios da Academia de Hollywood, em 2012. Pela primeira vez, um filme rodado inteiramente em catalão foi escolhido por Espanha para representar o país.

O filme ganhou em 2011 nove dos 14 prémios Goya para os quais fora nomeados, e  14 prémios Gaudí.  O filme, tal como o livro, tem como cenário a Catalunha rural nos anos que sucederam a Guerra Civil espanhola. Conta a história de Andreu, um menino que encontra os corpos de um homem e do seu filho, e tenta descobrir o assassino depois de o seu próprio pai ser acusado pelas mortes.

Por Maria Luiza Rolim 

[Fonte: www.expresso.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário