Antonio Marmo Alexandrini, de Pereiras (SP), deu aula durante 36 anos e agora seu objetivo é alfabetizar voluntariamente cerca de 31 imigrantes.
Com o objetivo de ensinar língua portuguesa para um grupo de imigrantes e refugiados haitianos, um professor aposentado de Pereiras (SP) voltou para as salas de aula depois de lecionar por 36 anos.
Segundo Antonio Marmo Alexandrini, o seu objetivo é alfabetizar 31 haitianos que não têm condições de estudar o novo idioma. Então, ele pediu uma sala de aula para a Secretaria de Educação da cidade para iniciar as aulas de forma voluntária.
“O que está acontecendo nessa sala de aula não foi um projeto pensado, foi espontâneo. Um dos haitianos veio até mim e pediu para dar aulas de língua portuguesa para que pudessem aprender aqui no Brasil”, conta.
Além da sala de aula, a prefeitura também ajuda com alguns materiais como as cópias dos textos que são oferecidas gratuitamente.
As aulas começaram em fevereiro de 2019 e conta com imigrantes que frequentam as aulas todos os sábados, durante três horas.
Beauny Adelphonse é um dos estudantes e chegou ao Brasil há dois meses para encontrar o irmão que mora no país há cinco anos. “Eu vim para cá para fazer uma faculdade e também para trabalhar”, diz.
“A minha esperança é que surjam mais professores que venham trabalhar, que venham fazer com a gente esse trabalho comunitário em favor dos haitianos. Porque eles querem aprender nosso idioma para progredir na vida”, diz Antonio.
[Fotos: TV TEM - fonte: g1.globo.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário