sexta-feira, 29 de março de 2019

Alunos vão aprender a andar de bicicleta desde o 1.º Ciclo


Aprender a andar de bicicleta será, nos próximos anos, uma realidade para as crianças a partir do ensino básico. A intenção consta da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa.
 

"Todos os alunos terão a oportunidade de aprender a pedalar, num processo de formação faseado ao longo dos vários níveis de escolaridade", lê-se na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa apresentada nesta quinta-feira. No 1º ciclo, as aulas serão em contexto protegido, passando para o espaço público nos 2º, 3º ciclos e secundário, avança o "Público".
 
"As crianças têm uma capacidade de sensibilização enorme", disse ao jornal o secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes. O objetivo da medida é provocar uma "mudança drástica de comportamentos", a nível ambiental e de mobilidade. A esperança é que a "pedagogia" à boleia dos mais jovens leve a comportamentos semelhantes.
Em declarações ao DN, José Mendes esclareceu que esta matéria "não tem que entrar no currículo das escolas", nem faz "sentido criar uma disciplina para a bicicleta". O objetivo, explica, "é levar as bicicletas às escolas, com algo em torno das atividades circunsculares ou outras - há uma série de formatos possíveis".
Em suma, "a educação para a mobilidade ativa e sustentável, e para a cidadania rodoviária será providenciada a partir do pré-escolar, e continuada nos níveis seguintes, incentivando o uso partilhado e responsável do espaço público."
A formação será "teórica e prática" e passará por "ensinar regras" ou conceitos como "condução defensiva", reforça José Mendes.
De acordo com o "Público", os adultos que não sabem pedalar não ficam de fora. Haverá um "quadro de referência nacional para ensinar a pedalar", com "desenvolvimento de competências para pedalar em condições de conforto e segurança, em contexto protegido (nível básico) e em meio rodoviário (nível avançado)". A iniciativa vai necessitar de monitores formados e certificados.
A completar esta alteração de paradigma, o "aperfeiçoamento" do Código da Estrada, que também vai ter um papel na parte formativa. A formação para obter uma carta de condução de veículos motorizados terá uma "sólida componente específica orientada para a proteção dos utilizadores mais vulneráveis da rodovia, e para a redução progressiva e generalizada da sinistralidade".

[Foto: Leonardo Negrão / Global Imagens - fonte: www.jn.pt ]

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