quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Wim Wenders surpreso por condecoração de Marcelo Rebelo de Sousa

Wim Wenders veio a Portugal receber o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2017, mas o presidente da República surpreendeu o cineasta atribuindo-lhe a Ordem de Mérito.


Escrito por Zita Ferreira Braga 

Wim Wenders veio a Lisboa para receber o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva 2017, numa cerimónia que teve lugar na Fundação Gulbenkian, mas para além do prémio, Wim Wenders sai de Portugal também com uma condecoração.


Ao cineasta alemão Wim Wenders, que realizou, entre outros, os filmes "Lisbon Story" e "Paris, Texas", foi atribuído, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural/2017.

Porque, segundo comunicado do Centro Nacional de Cultura (CNC), o cineasta alemão foi "distinguido pelo seu contributo excepcional para a comunicação da história multicultural da Europa e dos ideais europeus”
A presidente do CNC, Maria Calado, em nome do júri, realçou que Wim Wenders é "uma figura chave do cinema contemporâneo europeu" e "um defensor acérrimo da Europa através do seu rico património cultural".
"Ao longo de 50 anos de carreira, ele tem sido um mestre na procura de imagens e palavras para capturar o sentido de lugar na Europa. O júri apreciou em particular a forma original como Wenders consegue dar vida aos valores e ideais europeus e promovê-los além-fronteiras, através do seu trabalho prolífico, que abrange filmes inovadores, exposições fotográficas, monografias, livros de filmes e coleções de prosa".

[Fonte: www.hardmusica.pt]



Sem comentários:

Enviar um comentário