sábado, 15 de julho de 2017

Scorsese e o rock n’ roll: meia dúzia de documentários musicais para educar os ouvidos





Na arqueologia do mito Bob Dylan, Scorsese escavou a fundo a história da música americana, cavando as influências e varrendo os cacos daquele que se tornaria um ícone da contracultura e da inteligência no rock. A formação, os primeiros anos, a poesia, o sucesso, o ativismo, as relações de Bob Dylan no mundo da música, no mundo da política, no mundo. 4 horas de um documentário musical em estilo clássico: história e contradições. How does it feel?

Shine a Light
The Rolling Stones, 2008

  
Um elogio aos Stones. Dois shows ao vivo filmados para um documentário, com montagem de cinema: diversas tomadas, diversos ângulos, movimentos de câmera, cortes e transições, tudo ressaltando o conjunto e o talento de cada um da banda. Senhores dinossauros que ainda arrebentam no rock n’ roll. Shine a light on you!

Last Waltz: O Último Concerto de Rock.
The Band, 1978

  
Com o fim “da banda”, Scorsese resolveu filmar o show de despedida em grande estilo. Muito rock n’ roll com The Band e convidados, dentre eles Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Star, Neil Young, Ron Wood e a lenda do blues Muddy Waters. This film should be played loud!

Nothing But the Blues: An “In the Spotlight Special”
Eric Clapton, 1995

  
Produzido para a TV e raro no mercado de DVDs (todo fragmentado no youtube), o documentário alterna a guitarra de Clapton e as influências que o enredaram no blues – Howlin Wolf, Muddy Waters, B.B. King etc.. Got me on my knees…

Feel Like Going Home
In: coleção “The Blues

  
Em 2003, Scorsese produziu uma série sobre a história do blues. Dirigiu apenas um episódio e deu voz a vários outros diretores para produzir uma antologia sobre os grandes nomes e as grandes músicas do blues. No episódio que produziu, Scorsese enfiou a câmera na lama do Mississipi em busca das raízes da música negra e dos elementos que fariam do blues a base e a alma do rock. Feel Like Going Home.

Living in The Material World
George Harison, 2011

  
Um filme de Scorsese sobre um talento como George Harrison não há como ser ruim. A guitarra ampla em influências, o pensamento sensível, a história do guru dos Beatles em um documentário com narrativas múltiplas e imagens feitas pelo próprio Harrison, na vida íntima e no auge dos Beatles. While My Guitar Gently Weeps.
  
  
Curiosidade: Martin Scorsese e Mick Jagger produziram a série “Vinyl” (2016) sobre o rock nos anos 70. Infelizmente a série foi cancelada após a primeira temporada. 


[Fonte: www.issocompensa.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário