quarta-feira, 21 de junho de 2017

“A minha cultura é a minha identidade”, diz o estilista timorense Rui de Carvalho

Imagem publicada na pagina Rui Collection, utilizada com permissão.

Escrito por Dalia Kiakilir

Desde a independência de Timor-Leste, a promoção das artes através da cultura e tradição tem sido uma aposta por parte dos jovens que têm exibido com orgulho a identidade timorense para o mundo pelos seus próprios meios. Um exemplo é a evolução da indústria do vestuário em Timor que envolve o “tais [1]”, um tecido artesanal único feito pelas mulheres nas áreas rurais.
Assim nasce o estilista Rui Madeira de Carvalho, natural de Díli, que tem vindo a destacar-se na comunidade pelo seu trabalho na alta costura. A sua ambição em promover a cultura e a tradição de Timor para o mundo através da roupa e acessórios tem sido bastante apreciada pela comunidade.
Numa conversa com o Global Voices (GV), Rui de Carvalho explica:
Hau nia objectivo atu preserva no promove tais no turismo ba mundo tomak. alen de ne atu hadia mos ekonomia no desenvolve feto nebe mak halo tais iha area rural. depois hakarak halo tais sai nusa marka nbe mak ho identidade timor nian dunik.
O meu objetivo é preservar e promover o “tais” e o turismo pelo mundo inteiro. Para além disso, contribuir para a economia e ajudar as mulheres que fazem o Tais na área rural. Quero também fazer com que o tais seja reconhecido como uma marca e identidade de Timor.
timor-leste-shoes
Imagem publicada na pagina Facebook Rui Collection, utilizada com permissão.
Rui de Carvalho revela que neste momento já tem duas lojas em Díli, a primeira na Rua Nicolau Lobato Acait, onde vende acessórios, malas e calçados, e a segunda na Rua Belarmino Lobo, BemoriDíli, onde vende o vestuário.
Questionado sobre a possibilidade de expandir o seu negócio disponibilizando a venda dos seus produtos online para o mercado internacional, Rui lamenta as fracas vias de remessa desde Timor-Leste que tornam difíceis ou impossíveis o despacho de encomendas. No entanto, assim que houver maior abertura nesse sentido, a loja online será uma possibilidade, sublinha:
Online seidauk fan tamba hare ba transporta ba rai liur sei susar. maibe iha dili laran deit bele.
Online ainda não é possível vender por causa das questões de remessa que é muito difícil. Neste momento apenas em Díli.
A página Ruy Collection [2] regista vários eventos importantes na história recente de Timor-Leste onde a assinatura de Rui de Carvalho esta carimbada. Tendo como exemplo, a marca Rui Collection no vestuário dos atletas olímpicos que representaram o país nos jogos do Rio de Janeiro em 2016. Destaca-se também a participação do atleta timorense Domingos Correia Cárceres [3] na competição body building na Austrália e, por último, a participação dos pequenos artistas timorenses na competição de música internacional, Academia da Ásia na Indonésia [4]. A marca Rui Collection prova, desta maneira, não ser uma marca desconhecida mas bastante popular entre os timorenses, desde o setor da gama média, ao de gama alta.
ruic
Imagem publicada na revista Media Timor [5]. Disponível para o publico.
No dia 8 de dezembro de 2016, em Díli, Rui de Carvalho organizou o seu primeiro desfile de moda “Beleza Tais Timor, a minha Cultura é a minha Identidade [6]” com tais original, numa parceria com o Ministério de Turismo, Artes e Cultura de Timor-Leste, tendo como convidadas especiais as supermodelos da Indonésia Kimmy Jayanti [7] e a filipina Sirenne Sutton [8].

Artigo publicado em Global Voices em Português: https://pt.globalvoices.org
URL do artigo: https://pt.globalvoices.org/2017/01/18/a-minha-cultura-e-a-minha-identidade-diz-o-estilista-timorense-rui-de-carvalho/
URLs nesta postagem:
[1] Tais: https://en.wikipedia.org/wiki/Tais
[2] Ruy Collection: https://www.facebook.com/Rui-Collection-446151032165805/?fref=ts
[3] Domingos Correia Cárceres: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1047139248733644&id=446151032165805
[4] Academia da Ásia na Indonésia: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1116594795121422&id=446151032165805
[5] Media Timor: http://mediatimor.tl/_media/_files/MT_JAN_2017.pdf
[6] Beleza Tais Timor, a minha Cultura é a minha Identidade: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1122082204572681&id=446151032165805
[7] Kimmy Jayanti: https://id.wikipedia.org/wiki/Kimmy_Jayanti
[8] Sirenne Sutton: https://www.instagram.com/sirenesutton/


Sem comentários:

Enviar um comentário