sexta-feira, 19 de maio de 2017

5777 Anos de Humor Judaico

Autor: Davi Castiel Menda
SKU: 14337
Páginas: 160

Com fartura de histórias reais, anedotas internacionais, causos, piadas típicas e folclore étnico da milenar tradição oral dos judeus e a eterna tradição do humor judaico, este volume oferece um largo panorama das áreas, situações e costumes onde o riso é sempre soberano: política, dinheiro & economia, família, casamento, yiddishe mame, religião, sexo, negócios & trabalho, advogados & médicos, restaurantes, turismo e viagens, estratégia e surrealismo. 
 
Descrição

A milenar tradição oral dos judeus e a eterna tradição do humor judaico acabam de ser, mais uma vez, muito bem reunidas: eis um livro para enriquecer o nosso patrimônio literário e divertir leitores de todas as latitudes e longitudes.

Concebido, pesquisado, organizado e editado por Davi Castiel Menda, um verdadeiro arquivo vivo do humor da sua gente, 5777 Anos de Humor Judaico é sobretudo fruto da sua qualidade de ouvinte e sua habilidade para contar. Seja em privilegiados encontros pessoais e familiares ou em memoráveis reuniões sociais, lá estão as antenas de Davi Castiel Menda a captar e irradiar histórias, a cativar plateias. Esse imenso e bem-humorado acervo não poderia circular apenas de boca em boca, de orelha em orelha. Por isso nasceu este projeto do autor. Agora, com esta seleção impressa, fica garantida a preservação deste patrimônio imaterial do povo judeu. Agora pertence a quem abrir as páginas deste gracioso 5777 Anos de Humor Judaico.

Com fartura de histórias reais, anedotas internacionais, causos, piadas típicas e folclore étnico, este volume oferece um largo panorama das áreas, situações e costumes onde o riso é sempre soberano: política, dinheiro & economia, família, casamento, yiddishe mame, religião, sexo, negócios & trabalho, advogados & médicos, restaurantes, turismo & viagens, estratégia e surrealismo.

No final do livro, cinco páginas com um histórico e divertido glossário complementam o anedotário. Nos verbetes, os leitores são guiados para detalhes dos costumes, das sutilezas de comportamento e da natureza de tantos personagens.

Do prefácio do Dr. José Pablo Alzina, cônsul-geral de Espanha em Porto Alegre: "Nada melhor que Davi Castiel Menda para redigir uma coletânea de piadas judaicas tradicionais; na condição de editor da revista El Djudió publicou muitas delas e, entre amigos, conta-as como ninguém. Me enche de alegria saber que eu compartilharei muitos risos com os leitores graças à leitura de seu livro. Tenho certeza de que o bom humor dessas piadas abrirão muitas portas, muitos corações e muitas mentes."

Do convidado especial, Renato Pereira: "5777 Anos de Humor Judaico. Uma magnífica aula de história com hilariantes estórias sobre a mais sofrida e vitoriosa parcela da humanidade: o Povo Judeu e sua maneira tão peculiar de transformar as históricas adversidades, e mesmo sofrimentos inenarráveis, em atos criativos de enorme compensação emocional. Parabéns pela decisão de levar consigo 5777 Anos de Humor Judaico."

Da apresentação de Davi Castiel Menda: "O humor é a maior manifestação da inteligência humana. E o humor judaico tem 5777 anos de histórias! Lembre-se de que, um dos primeiros relatos bíblicos, a criação do Homem, rendeu incontáveis narrativas divertidas sobre o Paraíso, a costela de Adão, Eva e a maçã. E, a partir daí, irreverente e respeitosamente, não parou mais."

Sobre Davi Castiel Menda:
Porto-alegrense de 1943, é filho de Aron Menda, homem de teatro e de letras. Formado como topógrafo no Centro Politécnico de Curitiba, atuou na construção da Freeway e na Hidrelétrica de Itaipu. É casado com Ana Maria, tem duas filhas e uma neta.

Locutor de turfe desde os 16 anos, integrou a equipe de Vergara Marques na Rádio Itaí. Depois, com equipe própria, atuou nas rádios Clube de Canoas e Metrópole.
Autor dos livros Azares da Sorte, lançado em 1990, e Probabilidades & Texas Hold´, lançado em 2008.
Criador de dois blogs permanentes e diários, um com textos autorais e outro voltado às estatísticas nas áreas de loterias e futebol. Editor, entre 2010 e 2016, da revista mensal El Djudió, com textos em português, ladino, inglês, circulação extensiva a 25 países. Atualmente a publicação está interrompida.

Líder comunitário sefaradi, cinco vezes presidente do Centro Hebraico de Porto Alegre (atualmente Centro Cultural Hebraico Riograndense).


[Fonte: www.coisasjudaicas.com] 

Sem comentários:

Enviar um comentário