Catálogo possui registro de imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos, deram entrada na Hospedaria de Imigrantes ou foram registrados nos órgãos oficiais
A antiga "Hospedaria de Imigrantes do Brás" foi um dos maiores centros de recepção de estrangeiros do Brasil. O local, que hoje abriga o Museu da Imigração, recebeu mais de dois milhões de pessoas entre 1887 e 1978.
Diversas nacionalidades estão representadas nos documentos que registram a entrada de imigrantes em São Paulo e estão disponíveis para consulta no site "Memória do Imigrante", mantido pelo Arquivo Público do Estado. É possível pesquisar pelo nome completo ou apenas por nome ou sobrenome.
Pessoas que desembarcaram no Porto de Santos, que deram entrada na Hospedaria de Imigrantes entre 1887 e 1978 ou que foram registradas nos órgãos de fiscalização de estrangeiros em São Paulo entre os anos de 1939 e 1984 foram registradas no acervo disponibilizado pelo Arquivo Público.
Os registros dos livros de matrícula da Hospedaria, desde 1887 até 1958 foram transcritos e catalogados. Também estão nesse banco de dados registros da antiga Hospedaria do Bom Retiro (predecessora da Hospedaria do Brás) entre 1882 e 1886.
[Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br]
Sem comentários:
Enviar um comentário