Esta exposição antológica mostra a obra de um artista que catalisa a vanguarda nos anos 1910 e atravessa todo o século XX.
![]() |
José de Almada Negreiros (1893-1970) Sem título, sem data, grafite e guache sobre papel, 36 x 53,5 cm. Coleção particular |
Isto de ser moderno é como ser elegante: não é uma maneira de vestir mas sim uma maneira de ser. Ser moderno não é fazer a caligrafia moderna, é ser o legítimo descobridor da novidade.
José de Almada Negreiros, conferência O Desenho, Madrid 1927
Autor profuso e diversificado, Almada (1893-1970) pôs em prática uma conceção heteróclita do artista moderno, desdobrado por múltiplos ofícios. Toda a arte, nas suas várias formas, seria, para Almada, uma parte do «espetáculo» que o artista teria por missão apresentar perante o público, fazendo de cada obra, gesto ou atitude um meio de dar a ver uma ideia total de modernidade.
A exposição apresenta um conjunto de obras que reflete a condição complexa, experimental, contraditória e híbrida da modernidade. A pintura e o desenho mostram-se em estreita ligação com os trabalhos que fez em colaboração com arquitetos, escritores, editores, músicos, cenógrafos ou encenadores. Esta escolha dá também visibilidade à presença marcante do cinema e à persistência da narrativa gráfica ao longo da sua obra. Juntam-se ainda obras e estudos inéditos que darão a conhecer diferentes facetas do processo de trabalho artístico de José de Almada Negreiros.
Curadoria: Mariana Pinto dos Santos com Ana Vasconcelos
Eventos relacionados:
Visitas
À conversa com as curadoras Ana Vasconcelos e Mariana Pinto dos Santos
Sábado, 4 de fevereiro, às 16h00
Visitas orientadas
Quartas-feiras, 15 de fevereiro, 22 de março e 19 de abril, às 15h00
Sábados, às 15h00
Visitas às Gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde de Óbidos, por Ana Vasconcelos e Mariana Pinto dos Santos
Sábados, 18 de fevereiro, 18 de março, 29 de abril e 27 de maio, às 15h30
O bilhete inclui a deslocação em autocarro da Fundação Calouste Gulbenkian (partida às 15h00) às gares e retorno à Fundação
Começar: uma viagem matemática por Almada Negreiros, por Pedro Freitas e Simão Palmeirim Costa
Domingo, 26 de fevereiro, às 11h00
Programação complementar
Lançamento do catálogo da exposição
Quarta-feira, 8 de fevereiro, às 18h00
Foyer do Grande Auditório
Entrada livre
Ciclo de mesas redondas
22 de fevereiro
Modernismos em rede
Oradores: Richard Zenith, Penelope Curtis, Joana Cunha Leal
15 de março
Os meios dos modernismos
Oradores: Carlos Bártolo, Catarina Rosendo, Mariana Brandão
19 de abril
Os quatro manifestos de Almada Negreiros*
Oradores: Fernando Guerreiro, Sara Afonso Ferreira, Antonio Sáez Delgado
10 de maio
Modernismos e Estado Novo
Oradores: Gustavo Rubim, Manuel Deniz Silva, Joana Brites
31 de maio
Discursos sobre Almada Negreiros
Oradores: Osvaldo Manuel Silvestre, Luís Trindade, Mariana Pinto dos Santos
Quartas-feiras, às 18h00
Foyer do Grande Auditório
*Casa Fernando Pessoa
Entrada livre
Projeção: Almada, Um Nome de Guerra de Ernesto de Sousa
Coordenação de Isabel Alves e Joana Ascensão
Sexta-feira, 3 de março, às 19h00
Sala Polivalente – Coleção Moderna
Peça de teatro: Antes de Começar de Almada Negreiros, pela Companhia da Esquina
Sábados, 11 de março e 13 de maio, às 16h00
Domingos, 12 de março e 14 de maio, às 11h00
Sala Polivalente – Coleção Moderna
Histórias de colaboração entre artistas – Os bailados e a lanterna mágica de Almada Negreiros, por Mariana Pinto dos Santos, curadora da exposição
Quinta-feira, 23 de março, às 20h00
Auditório 3
Entrada gratuita (requer levantamento de bilhete)
Almada Negreiros em concerto
Orquestra Gulbenkian
La Tragedia de Doña Ajada, de Salvador Bacarisse, com lanterna mágica de Almada Negreiros
Le Bœuf sur le toit de Darius Milhaud
Parade de Erik Satie
Quinta-feira, 23 de março, às 21h00
Grande Auditório
Quando
Desde Sex, 3 fevereiro 2017 a Seg, 5 junho 2017
10:00 até 18:00
Encerra às terças, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro
Onde
Galeria Principal e Galeria do Piso Inferior da Sede
Av. de Berna, 45A, Lisboa
[Fonte: www.gulbenkian.pt]
Sem comentários:
Enviar um comentário