Escrito por Pasquale Cipro Neto
Pergunto a uma funcionária de uma companhia aérea: "Qual é a antecedência máxima para fazer o check-in no autoatendimento?". Olhos (dela) esbugalhados; silêncio sepulcral. Pouparei o leitor da sequência do diálogo. Resignado, desisti e troquei a pergunta genérica pela específica: "Viajo dia tal. Já posso fazer o check-in no 'totem'?".
Muita gente
tem imensa dificuldade para abstrair, para entender o que é sistematizado. Não
é por acaso que se repetem perguntas que parecem diferentes, mas são iguais.
Quando eu
segurava o giz, explicava as regras de acentuação de acordo com o que elas são,
isto é, um sistema. Muita gente tinha dificuldade para assimilar e aplicar o
conceito. Acostumadíssimos a decorar palavra por palavra (esta tem acento;
aquela, não), muitos alunos insistiam em defender o acento agudo no
"i" de "item", por exemplo.
Eu
perguntava: "Mas por que 'item' tem acento?". "Porque tem",
diziam. E eu brincava com eles: "Sim, já sei: as palavras dão em árvores e
vêm ao mundo do jeito que vêm, como as frutas. Uma mais isso, outra mais
aquilo, ou seja, uma palavra vem ao mundo com acento, outra vem sem acento, e
assim vai".
Aí terminava
a brincadeira e vinha a "chamada" para o raciocínio: "Se a
sílaba tônica de 'item' é 'i', isto é, a penúltima, a palavra é paroxítona,
certo?". "Sim!", diziam os alunos. "É é paroxítona
terminada em 'em', como 'nuvem', 'homem' e 'jovem', certo?". Novo
"Sim!". "E por acaso 'nuvem', 'homem' e 'jovem' têm
acento?" Um sonoro "Não!". "Então por que é que 'item' deve
receber acento, se se encaixa exatamente no mesmo caso? Caras e bocas, risadas,
mãos na cabeça etc.
Às vezes,
alguém dizia que "item" tem acento "porque o 'i' fica sozinho na
sílaba, ou seja, porque existe hiato aí". E eu: "Então 'ilha', 'ira'
e 'ido' também têm acento, certo?".
É bom
lembrar que a afirmação de que existe hiato em "item" decorre do mau
ensino e/ou da má compreensão. Muitos colegas dizem que "ocorre hiato
quando uma vogal fica sozinha na sílaba". Muitos não dizem isso, mas é
isso o que muitos alunos entendem, deduzem etc.
"Hiato"
não é isso. Como diz o "Houaiss", é um "grupo de vogais
contínuas que pertencem a sílabas diferentes". Em "ruim" há
hiato porque o "u" e o "i", contínuos, ficam em sílabas
diferentes ("ru-im").
Voltemos a
"item". O nosso sistema de acentuação é bem racional. Oxítonas e
paroxítonas se excluem de acordo com a terminação e com este princípio:
acentua-se o que for menos comum. Paroxítonas terminadas em "em", por
exemplo, existem aos montes: 99,99% dos verbos possuem uma flexão paroxítona
terminada em "em" (podem, fazem, querem, corrigem, falem, andem...).
As oxítonas terminadas em "em" são poucas (armazém, alguém, vintém,
porém etc.). O que se acentua? A minoria, por isso se acentuam as oxítonas
terminadas em "em", e não as paroxítonas que têm essa terminação,
como "item".
Em tempo: se
temos um sistema, o que vale para uma palavra de um tipo vale para todas as
palavras desse mesmo tipo. Se você quiser inventar uma palavra e quiser que ela
termine em "em" e seja oxítona, ela terá acento agudo, se for escrita
de acordo com as normas da língua.
Aprender (e
ensinar) pela compreensão dos sistemas (quando possível, é claro) é o caminho.
No mínimo, aprende-se a pensar. É isso.
[Fonte: www.folha.com.br]
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