"Pára-me de repente o pensamento", de Jorge Pelicano integra a selecção oficial do Inquietudo Film Festival e o mais antigo festival de documentário da Europa, o Cracow Film.
Escrito por Zita Ferreira Braga
"Pára-me de repente o pensamento", de Jorge Pelicano integra a selecção oficial do Inquietudo Film Festival – o primeiro festival de cinema em língua portuguesa organizado em Viena, Áustria, que decorre de 26 a 31 de maio.
"O Inquietudo – Festival de Cinema em Língua Portuguesa é o primeiro festival de cinema em Viena dedicado ao cinema contemporâneo originário dos países, comunidades, e criadores de expressão portuguesa, e como tal é o primeiro evento a activar um encontro transnacional entre o público vienense e os cineastas do espaço lusófono".
No âmbito internacional, "Pára-me de repente o pensamento" integra a selecção não competitiva do mais antigo festival de documentários da Europa, Krakow Film Festival que vai já na 55ª edição e decorre de 31 de maio a 7 de junho.
Este documentário de Jorge Pelicano estreou a 07 de maio e já contabiliza mais de 3000 espectadores. Segundo informação do Instituto Português de Cinema, "Pára-me de repente o pensamento" é já o segundo filme português mais visto de 2015.
A acção decorre num mundo diferente. Cafezinho, cigarrinho. Moedinha, outro cafezinho. Utentes vagueiam pelos corredores. Circulam sós. Esperam. Mais uma passa, um cigarro que morre em beata.
Terapias que apelam aos sentidos. Rotinas que os puxam para a realidade. É a vida que se repete nos espaços de um hospital psiquiátrico.
A lucidez e a loucura vivem juntas. Do mundo exterior chega o actor Miguel Borges, que procura o seu personagem para uma peça de teatro, submergindo no mundo interior dos esquizofrénicos.
"Os utentes são parte do processo de construção do personagem. No meio da névoa o ator depara-se com um poema de Ângelo de Lima, alienado de condição.
O personagem de teatro nasce. O cinema documenta".
[Fonte: www.hardmusica.pt]
Sem comentários:
Enviar um comentário