Eu e você, de Bertolucci, mostra intenso diálogo do diretor com adaptações de romances
Por Sérgio Rizzo
Poucos cineastas em atividade mantêm com a literatura uma relação estreita como a do italiano Bernardo Bertolucci. Filho do poeta Attilio Bertolucci (1911-2000), ele publicou um livro de poesia aos 19 anos. Escritores e intelectuais eram amigos da família, como Alberto Moravia (1907-1990) e Pier Paolo Pasolini (1922-1975) - graças ao qual teve a primeira experiência profissional no cinema, como assistente de direção, em Accatone - Desajuste Social (1961), e a quem substituiu na direção de A Morte (1962).
Eu e Você, o longa mais recente de Bertolucci, corresponde a outro capítulo no diálogo intenso que o diretor vem estabelecendo com a literatura em sua obra, adaptando autores como o próprio Moravia (O Conformista), Dostoiévski (Partner), Jorge Luis Borges (A Estratégia da Aranha) e Paul Bowles (O Céu que nos Protege). Desta vez, ele escolheu mais uma vez lançar um olhar sobre a juventude, que já havia sido objeto de Beleza Roubada (1996) e Os Sonhadores (2003).
O romance homônimo do romano Niccolò Ammaniti (autor também de Como Deus Manda e Não Tenho Medo), com pouco mais de 150 páginas e quase toda a ação concentrada em um único lugar, lhe apresentou um argumento econômico. Narrado em primeira pessoa, é o relato de um adolescente de classe média alta que simula para os pais uma viagem com amigos. Na verdade, ele se instala no porão do seu prédio para passar alguns dias solitário, fazendo o que bem entende. O plano cai por terra quando surge, sem aviso prévio, a meia-irmã que não vê há muito tempo.
Enquanto Ammaniti nos leva para "dentro" do narrador e permite que entendamos o que pensa e sente, Bertolucci precisa traduzir em imagens e diálogos essas reflexões e sensações. Experiente nesse procedimento, cria momentos de grande beleza visual. Como um poeta que primeiro namorou a literatura e depois se casou com o cinema, demonstra que seus filmes exercem sobre o espectador um poder de sedução difícil de explicar, mas fácil de entender.
Eu e Você (Io e Te)
Itália, 2012, 103 min. Direção: Bernardo Bertolucci. Roteiro: Bertolucci, Niccolò Ammaniti, Umberto Contarello e Francesca Marciano, baseado em seu romance. Com Tea Falco, Jacopo Olmo Antinori, Sonia Bergamasco. Distribuição em DVD: California
[Fonte: www.revistalingua.uol.com.br]
Sem comentários:
Enviar um comentário