A livraria TFM é uma verdadeira instituição da língua portuguesa em Frankfurt. Desde 1980, ela oferece um variado acervo de livros e CDs provenientes dos territórios onde o português é a língua materna. São, ao todo, 10 mil títulos, incluindo edições traduzidas para o alemão.
A loja é fruto do trabalho do fundador Teo Ferrer de Mesquita, que nasceu em Moçambique e cresceu em Portugal, e de Petra Noack, alemã aficionada pela língua portuguesa que há 20 anos é o braço direito de Teo.
A surpresa é que, além de livraria, a TFM também faz às vezes de editora, lançando títulos de interesse do público que transita entre o português e o alemão. Motivada pela homenagem que o Brasil recebe da Feira de Frankfurt neste ano, lançou duas obras nas últimas semanas.
Bücher zu Brasilien, do autor Klaus Küpper (152 pp., 5 euros), reúne informações sobre todos os títulos brasileiros – ou sobre o Brasil – lançados em língua alemã e ainda em circulação. Além das informações bibliográficas completas, ela traz pequenas sinopses de cada livro e informações sobre os autores.
A brochura complementa outra obra de Küpper e editada pela TFM no ano passado, a Bibliographie der brasilianischen Literatur (512 pp., 54 euros), esta, sim, com informações bibliográficas sobre todos os livros brasileiros já traduzidos para o alemão, incluindo os já esgotados – ao todo, cerca de 500 itens.
O outro lançamento deste ano é a edição bilíngue, em português e alemão, de Canto do mato / Gesang des Dickichts, que reúne 70 trechos de poesias de Manuel de Barros intercalados por fotografias (190 pp., 29 euros). A livraria e editora oferece também a versão bilíngue de Um brasileiro em Berlim / Ein Brasilianer in Berlin, de João Ubaldo Ribeiro (164 pp., 14,80 euros), que já está na sua terceira edição.
Quem quiser conhecer o Teo e a Petra durante a Feira de Frankfurt, entre os dias 9 e 13 deste mês, pode visitar o estande da livraria (5.1 D124), ao lado do estande brasileiro. A TFM terá também dois carrinhos de venda dentro do pavilhão de homenagem ao Brasil.
[Fonte: www.publishnews.com.br]
Sem comentários:
Enviar um comentário