Chega à segunda edição a Mostra de Cinema Português Contemporâneo. O Recife receberá o evento de 21 a 26 de maio, ainda antes de a mostra ser exibida no Rio e em São Paulo. Vários cineastas lusos estarão no Brasil para apresentar suas obras.
A cidade do Recife será a primeira a receber a segunda edição da Mostra de Cinema Português Contemporâneo, uma iniciativa realizada pela Refinaria Filmes, promovida pela Caixa Cultural e que é apoiada pela Embaixada de Portugal no Brasil e pelo instituto Camões. A mostra estará no Recife de 21 a 26 de maio e depois seguirá para o Rio de Janeiro e São Paulo.
A mostra, que em 2013 faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, teve sua primeira edição em 2012, nos espaços Caixa Cultural do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ela traça um panorama da produção recente de Portugal. Serão exibidos 25 filmes realizados entre os anos de 2000 e 2012, curtas e longas metragens premiados em diversos festivais internacionais.
Além disso, a mostra fará uma homenagem ao diretor português Fernando Lopes, falecido em 2012. A mostra acontece em Recife de 21 a 26 de maio de 2013, no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, de 24 de maio a 6 de junho, e na Caixa Cultural São Paulo, de 16 a 28 de julho.
Serão exibidos documentários, filmes de ficção, animação e experimentais, tanto de cineastas consagrados, como de cineastas jovens. Os filmes selecionados pretendem dar a conhecer ao público brasileiro obras contemporâneas, por vezes menos vistas destes autores.
Em cartaz estarão primeiras obras ou filmes que marcaram definitivamente a história do cinema português recente, como "Branca de Neve", de João César Monteiro, "Filme do Desassossego", de João Botelho, "O fantasma", primeiro longa-metragem de João Pedro Rodrigues, ou "A cara que mereces", também o primeiro longa de Miguel Gomes, entre outros.
Os cineastas portugueses João Botelho e Pedro Filipe Marques já confirmaram a ida para Recife e Rio de Janeiro para a exibição de seus filmes, "Filme do Desassossego" (ficção baseada na obra de Fernando Pessoa) e "A Nossa forma de vida" (documentário premiado no Cinema du Réel, França), respectivamente.
João Botelho, um experiente diretor português, já realizou mais de 20 longas, muitos deles apresentados nos principais festivais de cinema do mundo. Pedro Filipe Marques, montador que já trabalhou entre outros com Pedro Costa, Margarida Cardoso e Sérgio Tréfaut, vem apresentar o seu primeiro longa-metragem. Outros convidados (a confirmar) participarão da mostra em São Paulo.
"O objetivo da mostra Cinema Português Contemporâneo é ser um espaço anual do cinema português no Brasil, dando a conhecer ou a rever uma seleção de filmes portugueses de grande qualidade, mas pouco exibidos no Brasil", afirmam os diretores e curadores da mostra Carolina Dias e José Barahona.
[Fonte: www.portugaldigital.com.br]
Sem comentários:
Enviar um comentário