segunda-feira, 19 de março de 2012

Portugal aposta na nova classe média brasileira para promover turismo


A ascensão da nova classe média brasileira com maior poder de compra está na mira das autoridades portuguesas que querem investir nesta população que nunca viajou e divulgar Portugal como um destino atraente e acessível.

Esta é a aposta do setor para 2012 que pretende aumentar o número de brasileiros que visitam o país, segundo Luís Matoso, administrador do Turismo de Portugal.

Nos últimos dois anos, foi registado um aumento de 23 por cento no volume de turistas brasileiros que viajam para Portugal. O Brasil é um dos cinco países que mais enviam turistas e o sexto em criação de receitas turísticas no país.

"O conhecimento que o brasileiro tem de Portugal não corresponde à sua realidade. O imaginário tem a ver com a nossa presença no Brasil, uma ligação mais histórica pelo lado tradicional e do romantismo. Mas nos últimos 30 anos Portugal mudou muito e estamos a falar de um país europeu moderno", disse à Lusa Luís Matoso.

Seduzir o brasileiro para viajar e incentivar Portugal como um destino turístico é uma forma de fintar os efeitos da crise económica que afeta a zona do euro.

"Os países não se medem apenas pelo seu valor económico. Num momento em que ninguém tem dinheiro, o país mais capaz é o que mostra outras competências. Temos que mudar essa perceção do brasileiro e mostrar um Portugal com estima elevada, mesmo num momento de crise", argumentou Luís Matoso, que esteve no Brasil, na passada semana para promover o país junto dos agentes de viagem.

Esta foi a primeira visita de Matoso a São Paulo e ao Rio de Janeiro após assumir o cargo na administração do Turismo de Portugal, no final do ano passado.

O Turismo de Portugal pretende estabelecer vínculos com agentes e operadores brasileiros ao longo de todo o ano e mostrar as novas estratégias para divulgar os atrativos turísticos do país adaptando-os ao perfil do brasileiro.

A partir de abril e maio, já serão realizadas ações táticas para "tornar a nossa mensagem abundante", disse Matoso, e criar uma plataforma de comunicação no meio digital.

A aposta estará nos media tradicionais, como exibir imagens do país em canais televisivos brasileiros, mas também entrar no mundo virtual e alcançar brasileiros nas redes sociais.

A estratégia de reforçar a imagem de Portugal nos meios de comunicação inclui fazer com que personalidades se tornem "embaixadores de Portugal", explicou Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil.

Figuras televisivas que tenham o carisma dos brasileiros serão convidadas para divulgar o país, como as apresentadoras Ana Maria Braga e Hebe Carmargo, assim como Luciano Huck e Amaury Jr, famoso por entrevistar celebridades, e o empresário João Doria para um público executivo.

A nova classe média brasileira que deve incluir mais de 50 milhões de pessoas até 2014 representa um nicho de "grande oportunidade", destaca Matoso.

"Essa população vai começar a viajar, muitas vezes não tem domínio de outros idiomas e a proximidade da língua em Portugal facilita a entrada na Europa. Temos que transmitir esse Portugal moderno que a pessoa vai querer visitar, não apenas de passagem, mas porque efetivamente acha que Portugal é uma boa oferta turística", salientou.

Segundo Matoso, o país oferece ainda uma vantagem comparativa, não apenas por ser uma porta de entrada na Europa, mas porque numa semana é possível visitar o país inteiro, ao contrário do Brasil que tem grandes distâncias geográficas para vencer.

"Muitas vezes se pensa 'vou a Portugal e depois vou à Europa'. É um desafio mudar este paradigma, temos que criar mais laços de afinidade", reforçou.

Dos cerca de 1,1 milhões de brasileiros que a TAP transporta por ano, 600 mil não desembarcam em Lisboa, apenas realizam ligações.

A meta é não só duplicar este volume de brasileiros que, de facto, optem por passar alguns dias em Portugal, como também aumentar o tempo médio da estada. Lisboa é o principal destino no país, onde os brasileiros ficam em média entre 2,4 a 2,7 noites.

[Fonte Diário Digital com Lusa  - dinheirodigital.sapo.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário