Obra traz um novo olhar
sobre a história do Brasil meridional a partir da ocupação jesuítica e em 2014 ganhou tradução para o espanhol. |
Na segunda-feira (7), o
diretor da Universidade Livre da Cultura, Ricardo Trento, e o
ex-senador Nivaldo Krüger participaram da abertura dos trabalhos de 2014
no Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai. O objetivo é
lançar, no evento, a tradução para o espanhol do livro “Paraná Central: A
Primeira República das Américas”, agora chamado “La Primera República
de las Américas”, com o apoio do senador Roberto Requião. A edição
original, em português, é de 2012. É a primeira vez que o Parlamento se
abre para a difusão de uma ação cultural.
Resultado de anos de estudo e pesquisa do autor, a obra apresenta um novo olhar sobre a história do Brasil meridional, a partir da ocupação dos jesuítas, no decorrer de cinco séculos de ações missionárias. O livro remonta a aspectos dessa ocupação que podem ser valorizados, como o ensino da arte e a contribuição cultural, como a formação de bibliotecas com obras da literatura universal, latina e grega, entre outras, bem como a aspectos econômicos, como a formação de um modelo político e administrativo.
Na obra histórica, Krüger traz aspectos relevantes de um ousado projeto de construção da República Teocrática dos jesuítas, retratando o universo de conquistas e disputas que envolveram os povos indígenas, jesuítas e bandeirantes. O autor relata a pesquisa realizada nas regiões do Rio Ivaí e da Serra da Esperança, trazendo reminiscências históricas do lendário Caminho do Pai Zumé, aberto pela passagem do mítico São Tomé, ou Caminho do Peabiru, pelas expedições guaranis.
Com produção executiva da ONG Unicultura e patrocínio da Syngenta, a tradução do livro foi realizada pelo Ministério da Cultura e conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
O autor
Nivaldo Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mora com a família em Guarapuava desde a adolescência. Foi vereador (1958/62), prefeito de Guarapuava durante três mandatos (1964, 1973 e 1983), deputado estadual (1969/73), federal (1979/82) e senador da República (2003) pelo estado do Paraná. Além disso, exerceu outras funções públicas como presidente da Sanepar e da Paraná Ambiental. Foi fundador da Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (ACIG), em 1964, e dez anos depois, da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
O ex-senador Krüger detém, ainda, os títulos de Cidadão Honorário do Paraná e Cidadão Benemérito Municipalista do Paraná, dentre outros. É autor das seguintes obras: As Câmaras na Formação da Nacionalidade; Sudoeste do Paraná - História de Bravura, Trabalho e Fé; e Guarapuava - Seu Território, Sua Gente, Seus Caminhos, Sua História, além de inúmeras teses e artigos sobre o desenvolvimento do municipalismo e sobre a História do Paraná.
Por AvPauta e Aline Baroni
[Fonte: www.jornaldiadia.com.br]
Sem comentários:
Enviar um comentário