terça-feira, 25 de setembro de 2012

Está de volta nesta terça-feira mais uma edição de Aprenda Espanhol Cozinhando

O projeto Aprenda Espanhol Cozinhando volta em mais uma edição nesta terça-feira (25/9), a partir das 19h30, no Instituto Cervantes. O chef David Lechtig, da rede de Restaurantes El Paso, ensina neste mês de setembro, como preparar um picadillo - prato típico da Costa Rica, que foi o país escolhido para esta edição.

De acordo com o chef, o prato é tradicional em muitos países latino-americanos e é feito com carne moída ou picada, tomate e outros ingredientes que variam a cada região. A escolha do prato se deu pela importância e representatividade do picadillo na cultura de Costa Rica. Além do prato principal, a cada edição é preparado um coquetel específico da nacionalidade. Nesta edição, por exemplo, o chef vai ensinar como se prepara uma água ardente com açúcar mascavo.

O projeto tem como objetivo valorizar a gastronomia de diferentes regiões, praticar a língua espanhola e ainda apresentar mais sobre a diversidade cultural. As aulas são ministradas em espanhol, porém não é preciso ter conhecimento prévio da língua. “Os alunos podem não ser especialistas em gastronomia e nem conhecedores da língua espanhola. O ambiente é voltado para confraternizar outras línguas”, diz David Lechtig.

O projeto acontece uma vez a cada mês e cada aula tem capacidade para 30 alunos. As aulas apresentam culturas de outros países e, também, possibilita o acesso à gastronomia, o que desperta a curiosidade dos alunos. “É mais do que ter um momento todo em espanhol. É a convivência em espanhol ligada à gastronomia, num ambiente informal e inusitado”, explica o chef.

Ao todo, são duas horas de aula onde David Lechtig conta as origens do prato, as histórias do país, identifica os ingredientes em espanhol para que os alunos relacionem com o português e executa a aula prática de culinária. Por fim há a degustação do prato. “Es una fiesta! Uma alegria total”, diz David sobre as aulas. Quer saber mais sobre as aulas? Clique aqui

O chef

David Lechtig é peruano e descobriu o interesse pela cozinha ainda muito jovem. Com 13 anos acompanhava as receitas peruanas da mãe em dias de festa. “Tinha curiosidade em conhecer os sabores”, diz. Seu pai ingressou nas Nações Unidas em 1969 e por isso morou em vários países e com isso se acostumou a experimentar todo tipo de comida. Aos 17 anos naturalizou-se brasileiro.

Lechtig percorreu o sul do México de carro várias vezes, visitou desde pequeno diversos países da América Central e aprendeu a apreciar sabores e iguarias de cada lugar. Depois de herdar um caderno de receitas que pertenceu à avó e à mãe de David, passou a se dedicar profissionalmente à gastronomia. “Continuei escrevendo no caderno. Isso virou um hobbie, um carinho”.

O chef chegou à Brasília em 1983. É considerado um dos pioneiros da gastronomia mexicana e latina em Brasília. Em 1993 abriu o restaurante Sancho Pança, que existe até hoje na cidade. Dois anos depois, abriu o El Paso Texas, casa especializada em culinária mexicana. 

[Fonte: www.correioweb.com.br]

Sem comentários:

Enviar um comentário