Já o bairro de San Telmo pode ser visitado sob o olhar de Ernesto Sábato, autor de Sobre Heróis e Tumbas, lançado em 1961. Uma caminhada ao Parque Lezama pode seguir os passos de Martín e Alejandra, personagens dessa intrigante novela que se encontravam num banco defronte à estátua de Ceres, no centro do parque.

Sábato também  leva ao bairro do Retiro, mais precisamente na Plaza San Martín, cenário importante em seu livro O Túnel. Descreve com maestria lugares como o edifício Kavanagh e o Relógio Inglês, que se destacam na paisagem urbana da região.


Nos arredores da Plaza San Martín, na Calle Maipú, o número 994 marca o local onde Borges viveu durante 41 anos. Há apenas uma placa no lugar, mas você pode aproveitar para visitar a livraria La Ciudad, localizada na Galería del Este, número 971. Era frequentada por Borges e por seu grande amigo Adolfo Bioy Casares, autor do antológico A Invenção de Morel. Hoje a livraria funciona também como antiquário e mantém exposta a pequena mesa usada pelos nobres frequentadores.


Buenos Aires é exemplar, aliás, em ofertas de livrarias. Em meio a tantas opções, uma dica é 50 Livrarias de Buenos Aires, da jornalista Adriana Marcolini,com uma excelente seleção das mais representativas. Entre elas está a El Ateneo Gran Splendid, no bairro Recoleta, considerada uma das mais belas do mundo. Foi montada num antigo e luxuoso teatro, cujos lugares destinados ao público foram tomados por estantes de livros. Onde antes havia o palco, há um charmoso café, para deleite dos visitantes. A imponência da El Ateneo é um símbolo da real importância das livrarias na vida cultural da capital argentina. Formam uma teia literária que envolve o leitor, tal como um livro bom. 


Serviço

Cortázar em destaque. Este ano, uma vasta programação toma conta de Buenos Aires para comemorar os 50 anos de lançamento de O Jogo da Amarelinha, um dos livros mais importantes do escritor argentino Julio Cortázar. Ao mesmo tempo, iniciam-se os preparativos para a comemoração do centenário do escritor, em 2014, que promete sacudir a vida cultural da cidade. 

Ao pé da letra. Um livro que pode ajudar muito os aficionados por literatura que têm um pouco mais de intimidade com o espanhol é Al Pie de la Letra – Guía Literaria de Buenos Aires. Escrito pelo jornalista argentino Álvaro Abós, é bastante organizado e completo (com mapas e gráficos), abordando um grande número de escritores, dos mais variados estilos e época.

Eterna Cadencia 
Calle Honduras, 5.574, Palermo
www.eternacadencia.com

Libros del Pasaje 
Calle Thames, 1.762
www.librosdelpasaje.com.ar

El Ateneo Gran Splendid
Avenida Santa Fe, 1860
www.tematika.com.ar

[Fotos do autor - fonte: www.redebrasilatual.com.br]