Movimentos de independência africanos, a história política do Haiti, relações de dominação e desigualdade social são alguns dos temas abordados nos filmes do cineasta Raoul Peck, que serão exibidos na Cinemateca de Curitiba. Ativista político e ex-ministro da Cultura do Haiti, o diretor imprime em seus filmes as marcas de sua própria experiência política.
Os filmes desta mostra pertencem ao acervo do CineFrance – Cinemateca e Serviço Audiovisual da Embaixada da França, e vem rodando o Brasil, sendo realizada em diversas cidades.
Programação
25 de Agosto de 2014, segunda-feira, as 18h00
Canto do Haiti (Haiti, 1988, drama, 98 min). Joseph Bossuet visita com frequência a Haitian Corner, pequena livraria haitiana localizada em Nova York. Joseph esteve preso no Haiti, onde conheceu as práticas dos membros da milícia paramilitar haitiana: os Tontons Macoutes. Um dia, ele reconhece um de seus torturadores. A vida de Joseph é então tomada por um forte desejo de vingança.
26 de Agosto de 2014, terça-feira, as 18h00
Lumumba (Alemanha/Bélgica/França, 2000, drama, 116 min). Janeiro de 1961. A noite da savana africana é tumultuada por uma cena macabra: dois homens brancos, bêbados de apreensão e álcool, tentam desaparecer com três corpos embrulhados em sacos sujos de sangue: Patrice Lumumba, primeiro-ministro do Congo, acaba de ser assassinado, assim como Maurice Mpolo e Joseph Okito. Baseado em fatos reais, o filme é ao mesmo tempo ficção e documento histórico, e compõe um belo retrato de um dos heróis da independência do Congo.
27 de Agosto de 2014, quarta-feira, as 18h00
Lumumba, a Morte do Profeta (Alemanha/França/Suíça, 1990, documentário, 69 min). Documentário sobre o líder político africano Patrice Lumumba, primeiro-ministro do Congo, assassinado em 1961.
28 de Agosto de 2014, quinta-feira, as 18h00
Moloch Tropical (França, 2009, drama, 106 min). Jean de Dieu Théogène, presidente do Haiti, vive cercado por sua mulher e seus colaboradores. Recluso em um palácio, o presidente observa uma rebelião popular tomando forma. O aniversário de 200 anos da independência do país se aproxima, ao mesmo tempo, o caos se instaura. Mas Jean não se rende facilmente e tenta acabar com a revolta…
29 de Agosto de 2014, sexta-feira, as 18h00
O Homem nas Docas (Canadá/França, 1992, drama, 105 min). Através da história de uma jovem menina haitiana, Raoul Peck evoca a ditadura de François Duvalier Papa Doc).
29 de Agosto de 2014, sábado, as 18h00
O Lucro e Nada Mais (Bélgica/França, 2001, documentário, 57 min). Como o mundo vê Port-à-Porter, pequena cidade do Haiti reduzida a ruína e a decomposição social? Como as potências do Ocidente colocam-se frente à situação da cidade? Raoul Peck explora questões como essas, evidenciando a forma que problemas como esses penetram nas relações humanas. Peck compõe sua obra através do cruzamento de linguagens e suportes de captação, utilizando filmagens de cenas cotidianas, entrevistas, imagens de arquivo e outros meios. Ácido e direto, o documentário denuncia as perversidades e absurdos de um sistema arcaico e excludente.
25 a 30 de Agosto de 2014, as 18h00
Entrada Gratuita
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR – para ver mapa, clique aqui
Contatos: Cinemateca – (41) 3321-3252, patrisilva@fcc.curitiba.pr.gov.br
[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário