terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP no Luxemburgo

Dia 3 de maio, no Luxemburgo: celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP  :::
.
O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vai ser celebrado no dia 3 de maio, no Pavilhão La Coque, no bairro de Kirchberg, na Cidade de Luxemburgo.

O evento visa “mobilizar os atores dos diversos países do espaço da ‘Língua de Camões’ e sensibilizá-los para as oportunidades empresariais, culturais e científicas que se abrem pela partilha de uma língua num espaço geográfico tão alargado”.

Qual o papel que a Língua Portuguesa assume no contexto mundial? Será este um idioma estratégico de comunicação e um fator gerador de novas oportunidades empresariais? De que forma é que as comunidades na diáspora contribuem para a afirmação da nossa língua?

Estas e outras questões vão ser debatidas em uma conferência a celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, no dia 3 de maio, no anfiteatro do Pavilhão La Coque – Centre National Sportif et Culturel (Centro Nacional Desportivo e Cultural), de Kirchberg.

A conferência conta com as presenças e intervenções das embaixadoras acreditadas no Luxemburgo – de Angola, Maria Elizabeth Simbrão; de Moçambique, Ana Nemba Uaiene; e de Portugal, Rita Ferro – e da diretora-geral da CPLP, Georgina Mello, além de representantes das comunidades lusófonas residentes no Grão-Ducado.

Integrada ao evento, decorrerá também a exposição O Potencial Económico da Língua Portuguesa, com a temática da importância da Língua Portuguesa no mundo. Recentemente apresentada no Parlamento Europeu, a exposição estará patente nas galerias do Pavilhão La Coque.

Esta iniciativa é da responsabilidade da Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa dos Observadores Consultivos da CPLP. E conta com o apoio da Embaixada da República Portuguesa e do Centro Cultural Português, bem como das outras representações diplomáticas das nações da CPLP acreditadas no Luxemburgo.



.

–– Extraído do Observatório da Língua Portuguesa e da Rádio Latina (Luxemburgo) ––

[Fonte: ventosdalusofonia.wordpress.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário