Por Mariana Paiva
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Editoras estão de olho no alcance dos blogs |
Livros que chegam pelo correio, tendo blogueiros como destinatários.
Atentas às mudanças que a internet provocou no mercado do livro, as
editoras brasileiras têm investido cada vez mais em se aproximar dos
blogs de literatura, que indicam e publicam resenhas sobre os
lançamentos.
Uma das maiores editoras nacionais, a Companhia das Letras tem
inscrições abertas até o dia 12 para blogs, sites e videologs que
resenhem livros. Os selecionados se tornarão parceiros da Companhia e
receberão livros dos diversos selos da editora para escrever resenhas.
Os interessados se inscrevem pelo site da editora (www.companhiadasletras.com.br).
Responsável pelas redes sociais da Companhia das Letras, Diana Passy
diz que começaram a enviar livros para blogueiros porque percebeu que
boas críticas estavam sendo publicadas. "São leitores vorazes, que se
mantêm informados sobre o meio literário, mas, ao contrário da mídia
tradicional, as resenhas são mais pessoais".
Segundo ela, o mais importante é perceber a opinião de cada blogueiro.
"Como existem muitos blogs, isso cria uma diversidade muito grande de
opiniões e gostos literários. E isso é bom, porque cada leitor fica
livre para descobrir quais destes blogueiros têm gostos similares aos
seus e pegar dicas de leituras mais confiáveis para si", afirma.
Para a editora, a vantagem é depender menos da divulgação em mídias
tradicionais e livrarias. "Em 2012, a Companhia das Letras lançou quase
300 títulos. Não há espaço para tantos lançamentos. A leitura sempre
dependeu muito de indicações de conhecidos, e os blogs são apenas uma
maneira de levar isto para o meio digital", Diana revela.
Conselho de amigo
Investindo nesse segmento desde 2009, a Editora Intrínseca se prepara
para abrir seleção de novas parcerias com blogs logo após o Carnaval.
Atualmente, a editora conta com 167 blogs parceiros.
A ideia surgiu depois de a Intrínseca perceber que, para o público
jovem, o texto publicado em blog tem mais peso que as tradicionais
resenhas de jornal. "Os bons blogs têm uma quantidade de seguidores
fiéis que se identificam com os autores dos textos, tornando as resenhas
dos livros tema para discussões, impressões e um bate-papo bem
informal. É como se um amigo seu próximo, que te conhece, te indicasse
um livro", afirma Heloiza Dahou, gerente de marketing da Intrínseca e
que cuida das parcerias com os blogs.
Para ela, os posts também são capazes de aumentar a venda dos livros.
"A força e a influência dos blogueiros, seus comentários e opiniões
podem ajudar muito no boca a boca e na divulgação espontânea de um
lançamento".
Mais perto
Editor do portal Cronópios (www.cronopios.com.br),
Pipol vê com bons olhos as parcerias entre editoras de sites ou blogs.
"Todo dia recebo livros para resenhar. A gente quer mesmo que eles
conversem com a gente", afirma.
Mesmo assim, Pipol ainda acredita que essas iniciativas são minoria.
"Não sei se as editoras estão muito ligadas à importância da internet.
Nós adoramos as editoras, mas elas são bem resistentes ainda. Deviam
abraçar a internet e ver que é uma ferramenta fantástica para divulgar o
livro", diz.
[Fonte: www.atarde.uol.com.br]
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