domingo, 29 de maio de 2016

Morreu o fadista Vicente da Câmara

Conhecido pelo fado "Moda das tranças pretas".




















O fadista Vicente da Câmara morreu este sábado de manhã, em Lisboa, disse à Lusa o filho, José da Câmara. Vicente da Câmara, sobrinho da fadista Maria Teresa de Noronha, tornou-se conhecido, entre outros êxitos, pelo fado "Moda das tranças pretas". O velório do fadista realiza-se este sábado a partir das 16h00, na Igreja da Graça, onde será celebrada missa, disse a mesma fonte. O funeral sai no domingo às 15h30 da Igreja da Graça em direção ao cemitério dos Prazeres, em Lisboa. 

Entre outros prémios, Vicente da Câmara foi distinguido com o prémio "Amália Carreira" e tinha um percurso artístico com mais de 60 anos, que iniciou na extinta Emissora Nacional. 

Marcelo destaca fado de "nobreza e fidelidade" 

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou hoje, em Lisboa, que o fado de Vicente da Câmara, falecido aos 88 anos, "ficará na nossa memória pela sua nobreza e fidelidade". Na página da Presidência da República na Internet foi colocada uma mensagem de condolências à família do fadista, falecido na manhã de hoje em Lisboa. 

"Poucos intérpretes souberam conjugar tão bem as raízes populares e o cunho aristocrático do fado", salienta Marcelo Rebelo de Sousa, recordando que Vicente da Câmara era sobrinho da fadista Maria Teresa de Noronha, primo e pai de fadistas. "O seu fado, castiço, bem timbrado, ficará na nossa memória pela sua nobreza e fidelidade", destaca o presidente da República, na mensagem.



[Foto: Pedro Catarino - fonte: www.cmjornal.xl.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário