O Instituto Cervantes realiza a Mostra Espaço Feminino, com a colaboração da Cinemateca de Curitiba.
Filmes dirigidos por mulheres têm encontrado um lugar estável no panorama do cinema espanhol. Dentro do programa regular do Instituto Cervantes, é constante o esforço na divulgação de filmes notáveis por parte das mulheres, para dar visibilidade à posição diferenciada destes filmes dentro das várias esferas da produção do cinema espanhol.

Programação Completa
10 de Março, terça-feira, as 19h00
Crianças Selvagens, de Patricia Ferreira (2012, 97 min, projeção em DVD). Álex, Gabi e Oki são adolescentes que vivem na cidade grande. São estranhos aos seus pais, professores e… a eles mesmos. O isolamento emocional deles, levado ao extremo, terá consequências inesperadas que vai abalar a sociedade.
11 de Março, quarta-feira, as 19h00
As Mestras da República, de Pilar Pérez Solano (2013, 63 min, projeção em DVD). As professoras republicanas foram mulheres corajosas e comprometidas que participaram da conquista dos direitos das mulheres e da modernização da educação, baseada nos princípios da escola pública e democrática. Este documentário segue através da vida de uma professora da época e imagens de arquivo inéditas, e nos mostra o maravilhoso legado deixado pelas professoras republicanas e que influencia até os dias de hoje.
12 de Março, quinta-feira, as 19h00
15 Anos e Um Dia, de Gracia Querejeta (2013, 96 min, projeção em DVD). À medida que entra na adolescência, Jon começa a andar com jovens rebeldes, e passa a ter uma atitude cada vez menos disciplinada. Para lidar com este problema, a mãe dele decide enviá-lo a um pequeno vilarejo onde mora o avô, um antigo militar conhecido pelo temperamento autoritário. Mas o avô já não é o mesmo dos tempos do exército, e hoje defende ideias mais libertárias. Nasce, entre avô e neto, uma até então improvável cumplicidade.
13 de Março, sexta-feira, as 19h00
A Peste, de Neus Ballús (2013, 83 min, projeção em DVD). Raul é um agricultor que quer plantar alimentos orgânicos. Para ajudá-lo, ele contrata Iurie, um lutador de luta-livre da Moldávia que ganha a vida com o que aparece à sua frente. Aos poucos, suas histórias cruzam a vida de três mulheres solitárias: Maria, uma senhora obrigada a deixar a casa no interior e viver em um asilo; Rose, uma enfermeira filipina que acaba de chegar ao país; e Maribel, uma prostituta com cada vez menos clientes.
Conheça as páginas do Instituto Cervantes – Curitiba:
Mostra Espaço Feminino
10 a 13 de Março de 2015, terça a sexta-feira
Entrada Gratuita
Local: Cinemateca de Curitiba
Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – bairro São Francisco, Curitiba/PR – para ver mapa, clique aqui
Contatos: Cinemateca – (41) 3321-3252, patrisilva@fcc.curitiba.pr.gov.br; Instituto Cervantes – (41) 3362-7320, informacuri@cervantes.es
*Com informações do FCC e Instituto Cervantes
[Fonte: cinemaemcuritiba.wordpress.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário