O Diretor do IILP, Gilvan Müller de Oliveira está em Lisboa para um encontro com a equipe responsável pelo Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, o VOC que é um dos projetos importantes atribuídos ao IILP, pelo Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa.
De acordo com Gilvan Müller, a plataforma que está sendo produzida será assim que lançada, a maior base de dados lexicográficos eletrônica do português, constituída por oito vocabulários nacionais, num total de 300 mil palavras.
O VOC será feito numa metodologia participativa de todos os países com a sua equipe de lexicógrafos. É uma base negociada de cada país, onde cada um entra com o seu vocabulário, mas com uma metodologia comum.
A previsão é de que a plataforma seja lançada na cimeira de Díli em 2014, quando Timor- Leste assume a presidência da CPLP, com pelo menos quatro vocabulários ortográficos nacionais integrados à base comum.
Ainda, o diretor do IILP irá reunir-se com a equipe organizadora da II Conferência Internacional sobre o Futuro do Português no Sistema Mundial, que será realizada em Lisboa nos dias em 29 e 30 de Outubro próximo, subordinada ao tema “Língua Portuguesa Global: Internacionalização, Ciência e Inovação”.
[Fonte: iilp.wordpress.com]
Sem comentários:
Enviar um comentário