O filme "Lacrau", de João Vladimiro, representará o novo cinema português no FICBIC, de Curitiba, que começou esta terça-feira e se prolonga até ao próximo domingo, no Shopping Crystal.
Entre os dias 24 e 29 de setembro, o Espaço Itaú de Cinema, no Shopping Crystal, recebe a mostra principal do FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. O evento apresenta longas-metragens internacionais de vários países, como Holanda, Portugal, México, Canadá, Guatemala, Espanha, Chile, Alemanha, Bulgária e Croácia.
De Portugal, o filme escolhido foi "Lacrau", realizado em 2012 por João Vladimiro. A produção lusa será exibida no sábado, 28, a partir das 19h30, e incluirá um bate-papo com Vladimiro.
Os filmes foram selecionados de acordo com a sua qualidade e o debate que provocam. Nesta primeira edição, o FICBIC teve curadoria do cineasta e professor Eduardo Baggio. Luiz Zanin, Rafael Urban e Rodrigo Fonseca foram os consultores para os curtas brasileiros.
Muitas das obras presentes no Festival, como Kauwboy, Lacrau, Los Mejores Temas, Polvo e Sofia's Last Ambulance, serão exibidas pela primeira vez no Brasil. O canadense Rebelle (2012, 90 min) é um dos destaques. Indicado ao Oscar 2013 de melhor filme estrangeiro, a produção é escrita e dirigida por Kim Nguyen. Por sua atuação, Rachel Mwanza faturou o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim e no Tribeca Film Festival, nos Estados Unidos. Foi também no Tribeca que a obra foi eleita na categoria Melhor Filme.
Entre os nacionais, Pátio (2013, 17min), de Aly Muritiba, chama a atenção. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano, a produção é a segunda parte da Trilogia do Cárcere, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio de sol da cadeia na qual está preso. Cineasta baiano residente em Curitiba, Aly viu seu nome alcançar grande repercussão ao ter seu filme anterior, A Fábrica, entre os 11 presselecionados para o Oscar de melhor curta-metragem.
As exibições acontecem a partir das 19h30 e a entrada é gratuita.
[Fonte: www.portugaldigital.com.br]

Sem comentários:
Enviar um comentário