quinta-feira, 6 de julho de 2017

Os 200 anos da invenção da bicicleta, uma exposição a visitar em Abrantes

Entre 06 de julho e 31 de agosto, a Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, acolhe uma exposição que evoca os 200 anos da invenção da bicicleta.


Escrito por Zita Ferreira Braga


Muitos países reivindicam a invenção da bicicleta, mas hoje considera-se que ela resulta de vários contributos e há consenso em torno do alemão Karl Drais como seu inventor.

Dois séculos depois, muitos países estão a olhar para a bicicleta como parte da resposta aos problemas da mobilidade e da dependência de meios de transporte que contribuem para o aquecimento global e para as alterações climáticas.


A biblioteca está a convidar todos os praticantes dos vários modelos de bicicletas para uma concentração junto ao edifício do Convento de S. Domingos, dia 08 de julho, pelas 09:30, seguida de visita à exposição e de uma conferência subordinada ao tema "Rede Nacional de Cicloturismo - viagens em modo “slow travel", por Paulo Guerra dos Santos, pelas 10:30.


Licenciado em Engenharia Civil no ramo de Estradas, fundador e coordenador do projecto Ecovias de Portugal, Paulo Guerra dos Santos lançou o primeiro guia turístico, em formato digital e em inglês, para promover o turismo em bicicleta e dar a conhecer 870 quilómetros de percursos clicáveis ao longo da costa atlântica portuguesa”, lê-se na nota de imprensa


É frequentemente convidado para ser orador em painéis sobre mobilidade, abordando temas como a bicicleta como veículo de deslocação nas cidades; como ferramenta de trabalho ou como charneira de gestão do território e potenciação dos caminhos públicos.


A exposição pode ser visitada no horário de segunda a sexta entre as 09:30 e as 13:00 ou entre as 14:30 e as 18:00.

[Fonte: www.hardmusica.pt]

Sem comentários:

Enviar um comentário