quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

XI Congresso Internacional da ABRAPT e V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES


ABRAPT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM TRADUÇÃO
ESTUDOS DA TRADUÇÃO E DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR

É com prazer que divulgamos o XI Congresso Internacional da ABRAPT e V CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRADUTORES, que acontecerá de 23 a 26 de setembro de 2013 na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.

A chamada deste congresso está dirigida à comunidade acadêmica: professores universitários, alunos de pós-graduação, bem como aos especialistas e profissionais da área, que desenvolvam pesquisas no campo da tradução.

Agradecemos a divulgação do presente convite entre seus colegas e contatos, estudiosos da tradução e profissionais da área, pois acreditamos que uma participação numerosa e diversificada no campo da tradução enriquecerá o debate e ampliará o diálogo interdisciplinar.

Tradutores, intérpretes, pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação inscrevam-se no simpósio da sua escolha diretamente com os coordenadores.

Enviem o resumo da sua proposta de comunicação para os coordenadores do simpósio que escolheu até 28 de fevereiro de 2013!

ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO: QUESTÕES DE TRADUÇÃO JURÍDICA E DE TRADUÇÃO JURAMENTADA
Voltado para pesquisadores universitários, tradutores públicos e tradutores com especialidade em tradução jurídica, e situando-se na confluência entre a jurilinguística e a tradutologia, este simpósio visa à discussão das árduas questões que envolvem a prática da tradução jurídica. Prática compreendida como lugar onde a reflexão e a experiência emergem, processo e produto que  toma corpo nos textos e discursos traduzidos.
Considerando-se a diversidade de línguas, culturas e sistemas jurídicos que estão na base do trabalho teórico e prático de tradução, serão enfatizados questionamentos sobre as funções e especificidades do texto jurídico, questões de equivalência e fidelidade, argumentação jurídica e modos de organização do discurso, bem como a formação do tradutor jurídico.
Coordenadores: Teresa Dias Carneiro (PUC-Rio) e Márcia Atálla Pietroluongo (UFRJ)
Línguas aceitas para as comunicações neste Simpósio: português, inglês, francês e espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário