quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa será em dias 22 e 23 de abril em Belo Horizonte

O 7 º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, de periodicidade bianual, já está em preparação e ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril em Belo Horizonte, onde nasceu, há duas décadas, o movimento de revitalização das câmaras portuguesas de comércio no Brasil
Nos dias 22 e 23 de Abril de 2013 vai realizar-se em Belo Horizonte, Minas Gerais, o 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, que já se encontra em ativa preparação.

Este Encontro é uma realização da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, com periodicidade bianual, e está em sua sétima edição. Em 2013, é realizado em conjunto com a Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais e espera um público de 1200 pessoas, com delegações de vários países.

De acordo com as entidades organizadoras, o Encontro de Negócios na Língua Portuguesa surgiu “como uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e desenvolvimento de negócios entre o Brasil e Portugal, passando posteriormente a incorporar representações dos estados integrantes da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP)”.

O evento iniciou-se como uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e desenvolvimento de negócios entre o Brasil e Portugal, tendo com o passar dos anos ampliando-se este conceito, passando a incorporar os demais países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP). Desta forma, neste 7º Encontro a proposta é convidar empresários e representantes de entidade públicas e privadas dos países da CPLP a discutir os desafios econômicos e empresarias diante do cenário atual.

Trabalhando neste sentido, Raul Araujo Penna, Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, e Fernando Meira Dias, Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil – Minas Gerais, têm-se reunido com representantes dos vários países da CPLP, bem como empresas ligadas a estes, de modo a poder apresentar o projeto e trabalhar na divulgação do mesmo.

A programação do evento promete levar a Belo Horizonte referências nacionais e internacionais para os painéis que se debruçam sobre acordos regionais de comércio e investimento, sobre as oportunidades e desafios da nova ordem política e econômica, a renascença africana, assim como a cooperação sul-sul e as parcerias para o desenvolvimento sustentável. Estes temas serão aprofundados nos fóruns setoriais, cujos temas passam por: Recursos Naturais e Energias Renováveis; Mercado Imobiliário; Infraestrutura – construção e logística; Empreendedorismo Social – educação, cooperação técnica e desenvolvimento tecnológico; Turismo: Hotelaria, alimentação e lazer; Agronegócios; Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para os dois dias do evento está prevista, além de rodadas de negócios e de uma feira de exposições, a realização de painéis de apresentação e debate sobre acordos regionais de comércio e investimento, oportunidades e desafios da nova ordem política e econômica, a renascença africana, assim como a cooperação sul-sul e as parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Recursos naturais e energias renováveis; mercado imobiliário; infraestrutura, construção e logística; empreendedorismo social – educação, cooperação técnica e desenvolvimento tecnológico; turismo, hotelaria, alimentação e lazer; agronegócios; tecnologia da informação e comunicação serão alguns dos temas em discussão durante o “Encontro de Negócios na Língua Portuguesa”, em Belo Horizonte. 

Por Graciano Coutinho 

[Fonte: blog.opovo.com.br/portugalsempassaporte]

Sem comentários:

Enviar um comentário